Informação foi divulgada pela ex-candidata a vice-presidente, Manuela D’Ávila. Ação será encaminhada ao Conselho de Ética e ao STF

Deputado Eduardo Bolsonaro

A ex-candidata a vice-presidente Manuela D’Ávila (PCdoB) publicou nesta quinta-feira, 31, que o bloco de partidos da oposição irá entrar com representação pela cassação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), em razão das recentes declarações em que sugeriu ser possível, caso “necessário”, instituir um novo AI-5.

Segundo a política, a representação será encaminhada ao Conselho de Ética da Câmara, além de acionar o STF pelo que chama de “apologia ao AI-5”. Entre os partidos que assinam as ações, segundo Manuela, estão PT, PCdoB, PSOL, PSB e PDT. O deputado federal Paulo Teixeira (PT) também confirmou a ação.

No mesmo dia, Eduardo Bolsonaro teve entrevista divulgada em que afirma ser possível cogitar um novo AI-5 e divulgou em uma rede social um vídeo da votação do impeachment de Dilma Rousself em 2016, quando o pai exaltava o militar Brilhante Ustra, apontado pelo crime de tortura durante a Ditadura.