Para incentivar carona, vereador propõe liberar carros nos corredores de ônibus
04 abril 2017 às 13h33

COMPARTILHAR
Líder da frente parlamentar pela melhoria do transporte público, vereador Lucas Kitão (PSL), apresenta série de requerimentos legislativos
O vereador Lucas Kitão (PSL) afirmou, durante sessão da Câmara desta terça-feira (4/4), que a Frente Parlamentar do Transporte Coletivo, já aprovada mais ainda não instalada, vai apresentar um projeto para incentivar a prática de carona na capital. A proposta é liberar o uso das faixas exclusivas de ônibus por carros de passeio em que haja três ou mais passageiros.
Segundo ele, a permissão seria apenas para horários não considerados “de pico” e tem como objetivo fomentar o transporte alternativo. “Damos toda razão para os corredores exclusivos para os ônibus, mas nos horários que não têm grande fluxo, esses espaços ficam vazios e poderiam ser utilizados por carros com três ou mais pessoas, o que também incentivaria a cultura da carona”, explicou.
Sobre a implantação da nova regra, Lucas Kitão afirmou que depende de uma mudança de cultura e respeito às regras de trânsito. “Nas capitais onde isso já é utilizado, como em São Paulo, por exemplo, isso começou com um trabalho ostensivo de fiscalização até que se tornou um costume. A conscientização tem que ser feita todos os dias até que a cultura da carona seja incorporada na sociedade”.
Outros requerimentos apresentados pela frente parlamentar, que ainda não foi formalmente instalada, é pela implantação da tarifa reduzida por horário de embarque, dando desconto para passageiros que utilizem o transporte em outros horários que não os de pico, exploração de pontos de publicidade para baratear as passagens, separação de embarque e desembarque no Eixo Anhanguera, além da oposição ao aumento da tarifa.
O vereador defendeu que, apesar das propostas, os requerimentos legislativos têm poder a partir da ação do executivo. “Estamos fazendo nossa parte, apresentando ideias para melhorar o grande gargalo que é o transporte coletivo. Esperamos que elas sejam ouvidas e levadas a sério e que a prefeitura faça sua parte para garantir qualidade ao usuário”, arrematou.
