Padre Ângelo Licate morre aos 91 anos

Após complicações decorrentes de uma cirurgia de úlcera, Licate faleceu na manhã desta sexta-feira, 27

A assessoria de comunicação da Associação dos Filhos do Pai Eterno (Afipe) confirmou o falecimento do padre Ângelo Licate, de 91 anos. Licate foi submetido recentemente a uma cirurgia de úlcera e devido a complicações foi a óbito na manhã desta sexta-feira, 27.

Ele, que desde a cirurgia permanecia internado, pertencia a Congregação Redentorista e deve ser velado no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno —localizado no município de Trindade —  a partir do meio dia.

Convidado pelo padre Robson, Licate foi responsável pelo encerramento da festa em louvor ao Divino Pai Eterno de 2019. Veja o vídeo:

Em nota, a Associação dos Filhos do Pai Eterno (Afipe) lamentou a morte do padre. Veja:

O missionário redentorista Pe. Ângelo Licati: um sacerdote, uma história de vida e dedicação ao Pai Eterno que ficará marcada para sempre nos corações de quem acompanha a devoção ao Divino Pai Eterno. Aos 91 anos de idade, Pe. Ângelo morreu na manhã desta sexta-feira, 27. O velório acontece a partir das 13h, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO).

Querido por muitos, Pe. Ângelo fez história em Goiás desde que chegou no Estado, em 1976. Com mais de 70 anos de vida consagrada e 67 de sacerdócio, ele vivia, atualmente, em Trindade (GO), onde exercia suas funções missionárias diariamente em atendimentos de confissões e celebrações de missas no Santuário Basílica e Igreja Matriz, o Santuário Velho.

Paulista, nascido em 26 de janeiro de 1928, filho de italianos, entrou para o seminário redentorista em 1938. Cursou Teologia em Roma, na Itália. Trabalhou por anos no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, onde foi prefeito da igreja e reitor. Em Goiás, foi missionário itinerante, Superior Vice-Provincial da Congregação dos Redentoristas, reitor do Santuário do Divino Pai Eterno por 17 anos e vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Igreja Matriz de Campinas, em Goiânia.

Um dos pioneiros e muito devoto, Pe. Ângelo foi um verdadeiro apaixonado pela Romaria do Divino Pai Eterno. Há mais de 50 anos, participava ativamente de toda a programação diária, a partir das 5h da manhã, com a Alvorada Festiva. O tradicional “Viva o Divino Pai Eterno!”, no momento do encerramento da Festa de Trindade, sempre foi entoado por ele, que dizia: “O meu ‘viva’ não sai só da boca, vem do coração. Venho trazendo a fé do coração até explodir na boca! Todo ‘viva’ que eu faço é uma adoração ao Pai Eterno”, afirmou.

Para o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira, uma grande perda. “Pe. Ângelo e eu éramos grandes amigos. Meu incentivador, uma inspiração diária. Para todos nós, sacerdotes, ficará a saudade, os ensinamentos e a certeza de que o Pai Eterno já o acolheu em Sua misericórdia infinita. Seguimos firmes por aqui, tendo nosso querido Pe. Ângelo como espelho, para que possamos levar a mensagem de amor e fraternidade do Pai Eterno, assim como ele fazia e tanto se orgulhava”, declara o reitor.

Outra paixão do Pe. Ângelo era o Rio Araguaia, para onde organizou, por 53 anos ininterruptos, a caravana Cuiú-cuiú. Sempre após a Romaria do Divino Pai Eterno, confrades partem para a pescaria em momentos de descanso e confraternização.

13 respostas para “Padre Ângelo Licate morre aos 91 anos”

  1. Márcia Maciel de Freitas disse:

    Sinto muito, adorava vê-lo, sua homilias eram bastante convictas. Ficamos tristes pela sua passagem mas, ao mesmo tempo, sabemos que foi atender ao chamado do Pai para eternidade. Muito obrigada por tê-lo fazendo parte da minha história meu Deus! mesmo sem ele saber quem eu era.

  2. Carlos de São Leão Oliveira disse:

    Divino pai eterno acolha a alma de grande sarcedote brasileiro do qual com certeza será lembrado em sua homilias mostrando o caminho para os grandes e pequenos.

    Viva o divino pai eterno

  3. Leni disse:

    Com meu coração muito triste, recebi está notícia. Agradeço a Deus a honra e alegria de ter beijado suas santas mãos no dia 15 de julho deste ano, b como por elas ter sido abençoada,juntamente Com meu marido e meu filho,autista e cego. Que o Divino Pai Eterno e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro o receba no Reino da glória e seus anjos e Santos após sua linda missão cumprida com tanto amor. Saudades eternas meu lindo anjo. Leni, Eduardo e Carlos. RJ.

  4. Lucia Maria Pereira Rego disse:

    Com grande tristeza tomo conhecimento desta notícia.Padre Ângelo Licati um grande missionário e corajoso cidadão.Meus sentimentos aos seus familiares e amigos..Abraço PR Robson.

  5. Neide Olender Olender disse:

    Descanse em paz Padre Ângelo Licate ao lado do Senhor Gostava de vê lo nas missas que assisto diariamente pela Rede Vida E principalmente do Santuário do Divino Pai Eterno ao qual presidia algumas vezes Seu SERMAO como é chamado era profundo verdadeiro e direto Sua pregação intensa forte nem parecia de uma pessoa com 90 anos Sentida com sua morte Descansou e Jesus o receberá na sua Glória com certeza O senhor fará falta

  6. Paula dos Anjos Gonçalves da Silva disse:

    Grande perda. Amava as homilias dele. ??

  7. Salésio disse:

    Descanse em paz Pe Angelo e que a misericórdia de DEUS conforte a todos que ficamos

  8. Waldir Alcântara De Moura disse:

    Padre Ângelo,grato por tdo..aprendemos muito com o senhor.Paz e Luz.

  9. William Da Silva disse:

    Não consigo pensar em ofetecer ao Pe Angelo o desejar de descanso sabendo que a sua chegada ao céu está em festa!

  10. Sergio disse:

    Ele foi teólogo com 10 anos de idade?

  11. Roberto Moysés disse:

    Nós que mesmo a distância fazemos parte da grande família do Divino Pai Eterno, estendemos nossas condolências aos parentes do Padre Ângelo, e rogamos as bênçãos misericordiosas de Deus Pai acolhendo nosso irmão em seu reino.

  12. Joaquim Gonçalves Filho disse:

    grande sacerdote gostava de ouvi-lo Deus dê a ele o descanso eterno entre os esplendores divinos e meus sentimentos a congregação Redentorista .

  13. Marta Elisabete da Silvs disse:

    Gente!! Apesar de não ser Devota do Divino Pai Eterno,sou Devota dos Redentoristas e como não vivo diretamente conectada nas redes sociais,mais vendo o Instagram ,houvi qdo padre Robson falou da perda irreparável do Padre: Angelo Licati. Fiquei estarrecida,que dor no meu coração, esta semana senti falta dele celebrando, e achei que tivesse de férias. Deus já tem um lugar especial para esse Santo homem e que deu a ele toda humildade e a pureza de coração em celebrar o nome de Jesus. Descanse em paz!! Meu querido mestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.