Operação Lista Legal realizada em escolas de Aparecida é divulgada pelo Procon

Ação também atende berçários da cidade

O Procon de Aparecida de Goiânia divulgará, na manhã desta terça-feira, 15, o balanço da Operação Lista Legal. A ação foi realizada entre os dias 08 e 14 de janeiro em escolas e berçários particulares do município e teve como objetivo fiscalizar o cumprimento da Lei Federal que regulamenta direitos e deveres dos donos de unidades educacionais com relação às listas escolares do início do ano letivo.

O presidente da entidade, Marinho Rezende, explica que foram autuados 61 estabelecimentos educacionais durante a operação. Segundo ele, as equipes do órgão verificaram durante as ações de fiscalização se constavam itens de uso coletivo nas listas apresentadas pelas escolas e berçários, em descumprimento à Lei.

“As instituições já foram notificadas e têm um prazo de cinco dias para se adequarem, sob pena de multa”, explica Marinho. O Procon informa que mantém um serviço permanente de orientação nesta época do aos aos pais a respeito dos direitos e deveres no que diz respeito às listas de materiais escolares segundo a legislação pelo telefone 3545 6501 ou via Whatsapp 98241-5895.

Regulamentação

Todo começo de ano os pais de alunos de escolas particulares são obrigados a enfrentar os custos de uma grande despesa: a lista de material escolar e para que os valores gastos neste processo onere mais que necessário o orçamento familiar, foi criada a Lei 12.886/2013 que regulamenta e proíbe a inclusão de itens de uso coletivo na lista. Pela Lei são proibidos materiais como copos descartáveis, papel higiênico, materiais de limpeza, água mineral, dentre outros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.