Operação flagra captação irregular de água no Meia Ponte

Eram captados irregularmente cerca 70 litros por segundo

Água era utilizada para irrigar plantação de milho | Foto: Secima

Em mais uma etapa da Opera├º├úo Meia Ponte, a fiscaliza├º├úo da Secima realizada nesta quinta-feira (12/06), em conjunto com a Delegacia Estadual de Repress├úo a Crimes Ambientais (Dema), flagrou duas capta├º├Áes de ├ígua de forma ilegal, sem outorgas ou licen├ºas ambientais, em uma propriedade rural no munic├¡pio de Goi├ónia.

As capta├º├Áes irregulares tinham a finalidade de atendimento a piv├┤s centrais para irriga├º├úo de lavouras de milho. Elas eram realizadas no ribeir├úo Capivara, afluente do Rio Meia Ponte. As vaz├Áes captadas pelos dois equipamentos de irriga├º├úo irregulares eram em torno de 70 litros por segundo.

No ano passado, o produtor rural dono desses piv├┤s de irriga├º├úo j├í havia sido autuado e teve as atividades embargadas. No entanto, ele estava descumprindo o Termo de Embargo lavrado em 2017. Foram lavradas duas autua├º├Áes no valor total de R$ 90 mil.

Inqu├®rito policial

Os fiscais da Ger├¬ncia de Outorga da Secima desativaram os equipamentos irregulares de capta├º├úo de ├ígua, por meio da retirada dos pain├®is de controle. Os policiais da Dema, por sua vez, realizaram a apreens├úo dos equipamentos. O inqu├®rito policial foi aberto e ser├í remetido ├á Justi├ºa para os procedimentos legais.

A fiscaliza├º├úo da Secima na Bacia do Meia Ponte, com o apoio da Dema, continuar├í rigorosa nos pr├│ximos meses. Tamb├®m come├ºar├úo a ser fiscalizados os empreendimentos industriais e agr├¡colas instalados no Meia Ponte, a montante da capta├º├úo da Saneago, que possuem outorga para o uso de ├ígua. Por for├ºa de Portaria da Pasta, est├úo obrigados a instalar instrumentos de medi├º├úo volum├®trica e hor├¡metros, contendo lacre do Inmetro. A medida visa monitorar o volume de ├ígua captada do rio neste per├¡odo de estiagem.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.