Operação de novo sistema deve normalizar abastecimento em 20 bairros de Goiânia

Saneago anunciou que captação de água do João Leite terá início nos próximos dois dias. Nova interligação está prevista para fim do mês

Sede da ETA | Foto: Larissa Quixabeira

A Saneago anunciou, na manhã desta quinta-feira (7/9), que deve dar início à operação do Sistema Produtor Mauro Borges nos próximos dois dias. Com a captação de água do Ribeirão João Leite, a expectativa da companhia é que a situação do abastecimento em 20 bairros de Goiânia seja normalizada.

Ante uma forte estiagem, o Rio Meia Ponte, responsável pelo abastecimento de metade da capital, passa por um momento “crítico”, com extrema redução da vazão, o que tem impedido a Saneago de produzir o volume necessário para abastecer a população.

Justamente por isso, o presidente Jalles Fontoura (PSDB), reuniu a imprensa na  Estação de Tratamento e Abastecimento (ETA) Mauro Borges para apresentar as medidas que estão sendo tomadas.

“Até o dia 9 de setembro, será providenciada uma primeira interligação do novo sistema, que irá abastecer cerca de 20 barros da Região Norte, com a distribuição de 500 litros por segundo”, explicou. Confira abaixo a lista dos primeiros bairros a serem atendidos.

Além disso, uma segunda interligação deverá ocorrer até o final do mês de setembro, atendendo outros 70 bairros, com uma distribuição de 1 mil l/s. Com isso, a tendência é que a água disponível no Meia Ponte seja suficiente para atender as regiões mais distantes de Goiânia.

Até que o abastecimento seja normalizado, a Saneago não descarta a utilização de caminhões pipa nas regiões onde as interrupções acontecerem por períodos mais prolongados, o que já vem acontecendo em alguns bairros de Aparecida de Goiânia.

No entanto, a Saneago defendeu que é muito importante que toda a população faça uso racional da água no período de extrema seca. A previsão de chuvas é só para o final de outubro.

Lista das primeiras regiões que receberão água da Estação de Tratamento de Água do Sistema Produtor Mauro Borges já neste fim de semana:  Jardins Guanabara I, II, III e IV, Setor Jaó, Parque Industrial de Goiânia, Vila Moticelli, Chácara Nossa Senhora de Piedade, Vila Nossa Senhora da Piedade, Vila Nossa Senhora de Aparecida, Vila Oswaldo Rosa, Panorama Parque, Vila Santa Cruz, Setor Santa Genoveva, Vila S]ão Luiz, Vila Viana, Residencial Aldeia do Vale, Setor Vale das Serras, Vale dos Sonhos, Vale dos Sonhos Extensão e João Paulo II.

Deixe um comentário

Eu vi que Os setores Jaó e Guanabares 1,2 e 3 estão na lista ….E nosso Santa Genoveva….Já são 15 dias aqui na Rua Jequitibá.

wpDiscuz