Opção Cultural recebe homenagem inédita durante Troféu Jaburu 2014

Evento será realizado nesta terça-feira (2/12), no Palácio das Esmeraldas. Jornal será condecorado com uma placa de contribuição cultural

culturalOK

Capas do caderno Opção Cultural, que será homenageado nesta terça-feira (2/12)

O caderno Opção Cultural do Jornal Opção será homenageado na noite desta terça-feira (2/12) durante a entrega do mais importante e significativo prêmio da Cultura de Goiás. O Troféu Jaburu entrega condecorações a personalidades que se destacam durante o ano na produção e divulgação cultural de Goiás. Em 2014, uma homenagem inédita foi concedida ao Opção Cultural.

Proposta pelo médico e professor universitário Fernando Cupertino, membro do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, e aprovada por unanimidade, a Placa de Contribuição Cultural será recebida pelo editor do caderno, Carlos William, o editor-chefe, Euler de França Belém, e a diretora-executiva, Patrícia Moraes, em solenidade no Palácio das Esmeraldas.

De acordo com Cupertino, a homenagem — que é inédita nos — vem para reconhecer a relevância do Opção Cultural no cenário cultural goiano e brasileiro. “É um suplemento voltado inteiramente para a questão cultural. O Opção Cultural exerce um papel importante na sociedade, pois não dá notícia apenas da ‘agenda cultural'”, reconhece. Para o conselheiro, o jornal abre espaço para debates e discussões sociais sobre a área. “São análises, ensaios, poemas, resenhas de livros… Enfim, um conteúdo de referência”, finaliza.

Sobre o prêmio

Outorgado em 1980, pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás, o Troféu Jaburu é o maior e mais significativo prêmio cultural goiano, dedicado às pessoas e entidades que mais se destacaram no campo cultural. O troféu recebeu o nome Jaburu em referência a uma das aves símbolo da natureza, que habita toda a América em torno das grandes bacias hidrográficas e que se encontrava ameaçada de extinção. O Troféu, em bronze, foi escolhido por meio de concurso, e tem autoria da artista plástica Neuza Moraes.

Em 34 anos de existência, o Troféu Jaburu já se destinou a diversos artistas e personalidades, entre tantos outros que ajudaram a escrever a história cultural de Goiás. Nomes como o da poetisa Cora Coralina (primeira homenageada) Siron Franco, Afonso Félix de Souza, Ana Maria Pacheco, Bariani Ortêncio e Belkis Spenzieri Carneiro de Mendonça, estão entre outros que figuram na lista de agraciados com o Troféu.

Deixe um comentário