A Praça Santos Dumont, no Setor Aeroporto, foi inaugurada em outubro de 1969. Era um dos vários eventos da Semana da Asa, organizada pela Aeronáutica. O Prefeito de Goiânia na época era Iris Rezende, mas, poucos dias antes, teve o mandato cassado. Porém, a placa da inauguração consta o nome do ex-prefeito, mas não há data.

Com o passar do tempo, a Praça Santos Dumont começou a ficar conhecida como Praça do Avião por causa do avião F-8, doação da Força Aérea Brasileira. Não demorou para a praça virar atração turística por causa do avião. Embaixo ficava um espelho d’água que era a alegria da garotada em dias de calor.

Passada a empolgação inicial com aquela novidade, o F-8 foi abandonado. Raramente se fazia a manutenção e logo se tornou um sanitário dos moradores de rua. O que era uma atração turística se tornou um grande problema. O avião da Praça do Avião virou sucata, desaparecida toda a sua aparelhagem. Neste post, vocês veem uma nota que saiu na edição do Diário da Manhã de 22 de agosto de 1997. O Ministério da Aeronáutica (naquela época não existia o Ministério da Defesa) baixou uma portaria autorizando o Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro a recolher as aeronaves das praças públicas de todas as capitais do Brasil.

O F-8 da Praça do Avião seria desmontado e levado para a Base Aérea de Anápolis. De acordo com o projeto inicial, a aeronave seria restaurada e devolvida para cá. O assessor de imprensa do Museu Aeroespacial, Jorge Farias, foi questionado pela reportagem do DM se havia um prazo para a devolução do avião da Praça do Avião. Ele não sabia.

O F-8 que rebatizou a Praça Santos Dumont e se tornou cartão postal de Goiânia foi retirado poucos anos antes de completar 30 anos. Em seu lugar hoje está uma réplica do 14-Bis, aparelho usado por Santos Dumont para realizar o primeiro voo em Paris.