O governador Ronaldo Caiado (UB) foi o último palestrante na programação de um evento para capacitação de 150 prefeitos eleitos pelo União Brasil em todo o país. Com uma das maiores avaliações quando se trata de gestão estadual, Caiado transmitiu uma mensagem, uma dica, fundamental para que essas administrações tenham sucesso. Os prefeitos, segundo Caiado, devem “voltar a atenção para a população”. “Nada melhor do que o cidadão acolher a gestão e sentir que você é o braço estendido nas horas mais difíceis”, disse.

O evento chamado “Prefeitos de Sucesso” terminou nesta quinta-feira, 7. O governador compartilhou sua experiência de duas gestões à frente do Executivo, em especial, detalhando a busca por melhorias nos serviços públicos. “O foco principal é gestão. Sempre ficará a marca do bom gestor”, resumiu, ao comparar os perfis técnico e político. “Tragam pessoas para lhes assessorar com competência, capazes de ampliar as alternativas e sinalizar caminhos em cada área”.

Ao longo de sua fala, ressaltou ainda a importância de que as prefeituras desenvolvam ações básicas de atenção à saúde e a alfabetização das crianças na idade certa. O incentivo à profissionalização e oferta de crédito para pequenos empreendedores, já feito pelo governo estadual, também foi citado como exemplo. “Nós conseguimos o maior nível de emancipação e crescemos acima da média nacional em parceria com os prefeitos”.

Com ênfase em planejamento estratégico, o presidente da Fundação Índigo, Antônio Carlos Magalhães Neto, defendeu que é de fundamental se preparar para um novo mandato. “A luta para ganhar uma eleição só quem disputa sabe e sente o peso, mas o peso da responsabilidade de governar uma cidade por quatro anos é ainda maior”, pontuou. E acrescentou que Goiás é exemplo de gestão por ter bons índices em áreas como segurança e educação.

Prefeito de Sucesso

O evento reuniu especialistas em gestão pública em dois dias de programação, 06 e 07 de novembro. A abertura foi dedicada aos prefeitos com primeiro mandato e tratou sobre o processo de transição na administração municipal. Já no segundo dia, com a presença também de prefeitos reeleitos, a capacitação foi voltada para elaboração do planejamento estratégico de ações e programas públicos.

Os prefeitos tiveram acesso a um Guia de Transição e Planejamento Estratégico que contempla os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O documento apresenta um passo a passo com orientações sobre como conduzir o início de mandato. Também estiveram presentes a secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury; o deputado estadual Anderson Teodoro; além dos prefeitos eleitos Bruno Reis (Salvador-BA), Silvio Mendes (Teresina-PI) e Sandro Mabel (Goiânia).

Leia também:

Veja a lista de prefeitos eleitos nos 246 municípios de Goiás

Mabel apresenta quatro novos nomes para compor equipe de transição de governo