Novos serviços do Detran buscam modernizar atendimento ao usuário

Ferramentas digitais e descentralização garantem pioneirismo na gestão da autarquia

Desenvolvidos na gestão do presidente Manoel Xavier Ferreira Filho, novos projetos foram implantados neste ano no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) com um objetivo principal: garantir atendimento de qualidade ao cidadão.

Entre as principais novidades em funcionamento estão a prova eletrônica para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), descentralização de processos por meio das 62 unidades do Vapt Vupt em Goiás, criação do Espaço Empresarial do Detran, implantação de Assistente virtual 24 horas e do Serviço Expresso.

De acordo com Manoel Xavier, sua meta de gestão era aprimorar os serviços visando a satisfação do público. Hoje, a avaliação de resultados é satisfatória. “Vivemos na era da informação. O cidadão está antenado com o que acontece no mundo e cada dia mais ciente de seus direitos, mais exigente e com menos tempo. Esse novo cidadão exige um novo formato de serviço público, eficiente, cordial e com alta resolutividade”, explicou.

Ciente do novo cenário, o Detran-GO tem buscado modernizar seus serviços, otimizar os recursos e inovar na busca de soluções simples e eficazes. Assim, tem investido em qualificação constante e adotado medidas como ousadas e promissoras. Um exemplo é a prova eletrônica para aquisição da CNH. Em Goiânia, Aparecida e Trindade, a prova de legislação de trânsito já é realizada eletronicamente. Ela oferece maior celeridade ao processo de obtenção de CNH, pois logo após a conclusão do exame de LT, o candidato recebe resultado.

Descentralização

Desde o início do ano, mais de 60 serviços relacionados a veículos e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ser realizados diretamente nas unidades do Vapt Vupt em Goiás, como abertura de processo de CNH, transferência de pontuação e de veículo, solicitação de segunda via de documentos e processos. Essa foi a forma que o Detran-GO encontrou para descentralizar e desburocratizar o atendimento da sede da autarquia, além de torná-lo mais ágil para a população. Hoje, basta procurar a agência do Vapt Vupt mais perto de casa.

A Unidade Padrão Vapt Vupt do Detran também passou por melhorias com o objetivo de agilizar o atendimento, que foi dividido em duas categorias. Foi criado um espaço exclusivo para o atendimento a pessoas jurídicas, cujo público alvo são empresários, concessionários, frotistas, revendedores, financeiras, despachantes, Centros de Formação de Condutores, credenciados, clínicas, médicos e psicólogos, permissionários, leiloeiros, entre outros. São atendidas cerca de 420 pessoas diariamente.

Há cerca de um mês, alguns serviços realizados na sede do Detran ganharam uma forma de atendimento mais ágil, ou Atendimento Expresso do Detran-GO. Para isso foi realizada uma reforma completa no antigo Balcão de Informações que foi transformado neste novo departamento, com ambiente climatizado, com sala de espera com cadeiras, com seis guichês para atendimento normal e preferencial. Destinado para serviços rápidos que antes os usuários tinham que esperar na mesma fila que os atendimentos mais complexos. Lá, são realizados serviços como transferência de pontuação, atualização de endereço e outros.

O novo site do Detran-GO traz um assistente virtual, com inteligência artificial, que ficará ligado 24 horas. Nele, o usuário poderá esclarecer dúvidas e obter informações sobre todos os serviços oferecidos pelo Detran-GO, educação e legislação do trânsito. São mais de 400 respostas que estão disponíveis em apenas um clique.

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