Novo secretário de Segurança critica “politicamente correto” e desarmamento
15 fevereiro 2018 às 15h30

COMPARTILHAR
Irapuan Costa Junior diz que bandidos cometem crimes pelo livre arbítrio e não por falta de oportunidades

O novo secretário Irapuan Costa Junior, de 80 anos, deu o tom de como pretende conduzir a Segurança Pública de Goiás, durante sua posse na tarde desta quinta-feira (15/2).
Em um forte discurso, o novo titular negou que haja relação entre desigualdade social e criminalidade, dizendo ainda que há duas décadas o “politicamente correto” vem tentando colocar na cabeça da sociedade que o “bandido” é conduzido ao caminho do crime por falta de oportunidades.
“Não é verdade. Ele chegou até lá pelo livre arbítrio. E o Estatuto do Desarmamento deixou os bandidos muito mais competentes. Em muitos Estados, os bandidos são mais bem equipados que as próprias forças armadas”, acrescentou.
Ao dirigir-se aos policiais presentes, Irapuan Costa Junior falou em “motivação e compreensão”. “É uma profissão que acompanhei de perto através do meu pai e sei de todos os riscos e dificuldades”, arrematou.
Escolhido pelo vice-governador Zé Eliton (PSDB), que assumirá o governo do Estado em abril, o novo secretário, que também é colunista do Jornal Opção, é considerado como “linha dura”.
Deixando o cargo, Ricardo Balestreri destacou, em discurso, as conquistas de sua gestão à frente da SSP. “O Estado que mais derruba índices criminais hoje em todo o Brasil, é o Estado de Goiás. Isso é motivo de se comemorar”, disse.