Novo secretário de Cultura rebate crítica do setor e diz que vai buscar diálogo com a categoria

Assinada pela Go FilmesAbrafin (Associação Brasileira de Festivas), FBA (Associação Brasileiros Associados), Fórum Goiano de Mulheres da Cultura e Circo Lahetô, a nota afirma que a categoria demostra surpresa diante da nomeação de Zander Fábio

O novo titular da secretaria municipal de Cultura, o ex-vereador de Goiânia, Zander Fábio, diz que a divulgação da nota pública de entidades culturais que protesta e crítica a sua nomeação é apenas um reflexo da modificação na gerência da pasta . “Toda mudança gera muito desconforto e na medida que a gente vai trabalhando e conversando o pessoal muda o pensamento. Vou falar com todos eles, talvez nem me conheça. Vou esclarecer que vão poder participar da gestão. Vamos decidir tudo a quarto mãos”.

Assinada pela Go FilmesAbrafin (Associação Brasileira de Festivas), FBA (Associação Brasileiros Associados), Fórum Goiano de Mulheres da Cultura e Circo Lahetô, a nota afirma que a categoria demostra surpresa diante da nomeação de Zander Fábio para a pasta e ressalta a importância da indicação de um nome técnico que atue em sintonia com as demandas do setor cultural e que também compreenda a importância da valorização da economia criativa para Goiânia.

“Daí a surpresa do setor: desconhecemos qualquer atuação do ex-vereador Zander Fábio na área cultural. Nossa cidade tem nomes capacitados para essa missão que conhecem o setor cultural e possuem compromisso social no desenvolvimento de políticas públicas culturais. Inserir a secretaria de Cultura como moeda de troca no tabuleiro político pode comprometer não somente o setor cultural de Goiânia, mas todo o desempenho do prefeito a frente de sua gestão”, escreve.

O ex-vereador rebate e justifica que a nomeação ao cargo é justamente por sua ligação próxima com as questões culturais de Goiânia. “Eu sou músico profissional. Tenho uma dupla e também fiz muitos projetos em prol da cultura, enquanto vereador. Talvez isso fez com que o prefeito Rogério Cruz, que esteve comigo na Câmara por oito anos e tínhamos uma proximidade em relação a esse tema, tenha me nomeado.”

Zander destaca que recebe com muito honra a solicitação para compor o alto escalão da prefeitura. O ex-vereador já participava da gestão como executivo na secretaria de Esportes. “É um desafio grande. A cena cultural de Goiânia é muito importante e a pandemia fez com que ficasse bastante restrita. Já comecei a conectar todos os segmentos [sindicatos dos músicos e atores]. Vou atrás de todos para criar mecanismos e todos participarem das decisões da pasta.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.