Um acordo entre a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego) resultou no pagamento retroativo da data-base que se arrasta há nove anos. Desde 2015, os servidores administrativos da Secretaria Municipal de Educação aguardavam pela correção relativa à inflação daquele ano. O valor total do acordo ultrapassa os R$ 9 milhões e deve começar a ser pago neste mês.   

O acordo foi firmado após o prefeito Vilmar Mariano (UB) bater o martelo. “Essa era uma pendência que vinha se arrastando há mais de nove anos e que agora terá finalmente o pagamento. Vamos trabalhar para que este mês ainda a gente possa realizar o pagamento da primeira parcela”, afirmou o Prefeito.

O valor exato soma R$ 9.189.238,07, que será pago em duas parcelas. O trâmite do pagamento agora depende da Justiça, que deve apreciar e legitimar o acordo.

A prefeitura afirma que a primeira parcela do pagamento deve ocorrer em até cinco dias após a homologação judicial, e a segunda em até 30 dias a partir da mesma data. O montante representa os valores líquidos devidos a 1912 servidores ativos e inativos da Educação.

Procurador geral do município, Fábio Camargo participou das negociações. Ele explica que a decisão é uma resposta às necessidades dos trabalhadores da educação e valoriza papel desempenhado pelos servidores administrativos.