Nova pesquisa Quaest de Goiás deve dar tom às convenções
28 julho 2026 às 19h03

COMPARTILHAR
Será divulgada, na próxima quinta-feira, 30, a nova pesquisa Genial/Quaest com as intenções de voto para governador de Goiás e senador. O levantamento do instituto será o último antes das convenções dos partidos com os principais (ainda) pré-candidatos na corrida ao Palácio das Esmeraldas, e deve dar o tom das falas nos eventos.
A pesquisa foi registrada no último dia 24 de julho, custeada com recursos próprios (Banco Genial), ao valor de R$ 239 mil.
Cientistas políticos ouvidos em off pela reportagem evitam predizer o resultado do novo levantamento. No entanto, avaliam que ele deve trazer um cenário de manutenção de liderança por parte do pré-candidato à reeleição, Daniel Vilela.
Na pesquisa Quaest divulgada no final de abril, Vilela apareceu com 33% das intenções de voto em um dos cenários, seguido por Marconi Perillo, que somou 21%. Na sequência, ficou Adriana Accorsi (10%) e Wilder Morais (9%). O levantamento ainda mostrou 15% de indecisos e 22% que pretendiam votar em branco, anular ou não comparecer.
Leia também: Daniel Vilela lidera com folga disputa pelo governo de Goiás, aponta Quaest
Entre os pontos cercados de expectativa está o desempenho de Luis Cesar Bueno, que será o candidato do PT no lugar de Adriana Accorsi, assim como os números da rejeição de Marconi – índice que o tucano tem trabalhado para diminuir (o pré-candidato é, hoje, o nome mais rejeitado do eleitorado conforme as pesquisas de intenção de voto).
Vale destacar que Vilela será oficializado candidato na convenção emedebista, que vai acontecer no próximo dia 5 de agosto. No mesmo dia, também está prevista para acontecer a convenção do PSDB, que vai confirmar a candidatura de Marconi Perillo.
A convenção do PL, conforme adiantado pelo Jornal Opção, teve a data alterada do dia 5 para o dia 3 de agosto. Já o PT fará a oficialização de suas candidaturas no dia 1º, quando deve apresentar Luis Cesar Bueno como o candidato ao Palácio das Esmeraldas.



