Nova massa de ar frio pode provocar geadas no interior e temperaturas mais baixas na capital até quarta-feira, 21, diz Cimehgo
19 julho 2021 às 13h01
COMPARTILHAR
Efeitos devem ser sentidos, principalmente, na região Sudoeste com possibilidade de 3ºC, seguida da região Sul, com 8ºC. Já em Goiânia, a previsão é que as mínimas permaneçam entre 12ºC e 14ºC
Uma nova massa de ar frio com origem polar vinda do sul do país, deve baixar as temperaturas e até mesmo provocar geadas em algumas cidades do interior goiano nesta semana. A previsão é de que o clima mais ameno deve continuar até a próxima quarta-feira, 21, quando a massa de ar polar começa a perder força.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os efeitos devem ser sentidos, principalmente, na região Sudoeste com possibilidade de 3ºC, seguida da região Sul, com 8ºC. Já em Goiânia, a previsão é que as mínimas permaneçam entre 12ºC e 14ºC. As demais regiões Leste e Central podem ter o registro de mínima de até 11ºC. Nas regiões Oeste e Norte, por sua vez, a previsão é de 13ºC e 16ºC, respectivamente.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que o frio deve ser menor do que o registrado no mês de junho. “Essa massa de ar polar é menos intensa, mas sim vai trazer um friozinho para os goianos. Amanhã os prognósticos demonstram que ela virá com mais intensidade ai sim, as temperaturas ficarão mais baixas. Temos no extremo Sudoeste possibilidade de geada e na parte central a temperatura oscila entre 10 ºC e 12ºC. Mas, por ser de fraca intensidade a partir de quarta para quinta-feira as temperaturas vão subir gradativamente”, afirma.
Outro fator são os índices de umidade mínima. “Quando essa massa polar chega coopera um pouco para a melhoria da umidade relativa do ar mínima. Mas, quando ela passar a umidade vai cair mais ainda e vamos voltar para aqueles índices abaixo de 20% que é considerado de alerta”, explica.