Nova diretoria goiana da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica toma posse nesta quarta (23)
23 março 2016 às 16h29
COMPARTILHAR
Novo presidente, Luiz Humberto Garcia de Souza, diz que prioridade será prevenir mortes e incentivar prevenção de doenças
A cada ano, pelo menos, um paciente que se submete a cirurgia plástica morre em Goiânia vítima de embolia. Um problema que poderia ser prevenido com a realização de exames pré-operatórios e com o uso de medicamentos anticoagulantes antes da operação e nos 30 dias após a cirurgia.
É o que informa a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO), que será oficialmente empossada nesta quarta-feira (23/3). Entre suas metas, está a orientação dos médicos para aumentar a segurança do atendimento aos pacientes.
O evento de posse será realizado no Restaurante Terraço New York e contará com duas aulas sobre o tema: o médico Jackson Caiafa (RJ) vai falar sobre “Prevenção do Tromboembolismo” e o médico César Bariani (GO) falará sobre a ”Importância dos Exames Hematológicos na Prevenção de Tromboses e Hemorragias no Pré-operatório”.
Para o novo presidente da SBCP-GO, o cirurgião plástico Luiz Humberto Garcia de Souza, as aulas serão “um divisor de águas” na orientação dos médicos goianos sobre a prevenção destes problemas. Ele explica que, até pouco tempo, as tromboses venosas e as embolias pulmonares eram intercorrências potencialmente fatais, quase inevitáveis, mas os avanços na área médica vêm mudando esse quadro.