No Brasil, estima-se que classes D e E terão queda de 17,7% na renda para consumo em 2021
06 julho 2021 às 14h02
COMPARTILHAR
No Centro-Oeste, a taxa de variação real da massa de renda total por classes de renda aponta que nas Classes D e E haverá uma queda de 15,2%, contra uma alta de 7,6% na classe A
Um estudo da Tendências Consultoria estima que a renda disponível, ou seja, o dinheiro que sobra após as despesas básicas diminuiu entre os que ganham menos. No cenário nacional nas classes D e E, a previsão de queda este ano será de 17,7%, contra uma alta de 3% na classe A. 54,7% das famílias cuja renda é de até R$ 2.700 integram as classes mais baixas no Brasil.
Já a taxa de variação real da massa de renda total por classes de renda na Região Centro-Oeste, aponta que nas Classes D e E haverá uma queda de 15,2%, contra uma alta de 7,6% na classe A neste ano. Os dados da Tendências Consultoria consideram essenciais como despesas com habitação, transporte, saúde e cuidados pessoais, comunicação, educação e alimentação.
Inflação
A inflação é o aumento dos preços de produtos e serviços, calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação. No acumulado em 12 meses, o preço do óleo de soja subiu mais de 86%. Arroz, feijão-preto e açúcar cristal aumentaram 51,83%, 31,26% e 23,86%, respectivamente. O economista , João Gondim explica a relação de alta com o valor do dólar.
“A questão da alta da inflação é muito em função especialmente desses produtos que são mais comuns na mesa do brasileiro, o arroz, o feijão, a carne, o milho, o óleo de soja e isso se dá muito em função da alta do dólar. São produtos que são amplamente exportados, o que quer dizer que a medida que o produto fica mais barato no mercado interno em função de uma alta do dólar no mercado externo faz com que os produtores exportem mais”, afirma.
Segundo o especialista, o governo não ganha absolutamente nada com isso, “senão haveria uma redução na arrecadação, principalmente o governo federal” e alerta que mesmo a inflação sendo necessária em números de média considerável o impacto é o mesmo em qualquer lugar do país.