“Não podemos reforçar discurso contra democracia”, diz ministra Delaíde Alves

Exposição foi realizada a integrantes do movimento Advogadas Fortes, durante café da manhã promovido por Flávio Buonaduce

Delaíde Alves Miranda Arantes concede palestra | Divulgação

Delaíde Alves Miranda Arantes concede palestra | Divulgação

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Alves Miranda Arantes concedeu palestra durante café da manhã ao movimento Advogadas Fortes, nesta quinta-feita (29), no edifício New York Square, no Setor Marista, durante café da manhã, nesta quinta-feita (29). O tema foi “Lugar de mulher é onde ela quiser”. Cerca de 150 advogadas participaram.

Delaíde citou a poeta Cora Coralina e continuou falando das consequências da desigualdade de gênero na sociedade brasileira. Ela afirmou que as mulheres compõem apenas 10% do Congresso Nacional, o que posiciona o Brasil no 121° lugar no ranking de participação feminina na política.

Advogada há 35 anos, a ministra falou do passado às convidadas. Nascida em Pontalina, já aos 15 anos trabalhava como empregada doméstica para pagar os estudos. E ressaltou a necessidade de incluir as mulheres na profissão jurídica. “Estamos vivendo um período de tensão política e precisamos ter muito cuidado para não reforçar o discurso contra a democracia. Neste momento, precisamos nos unir com a responsabilidade de conscientizar as mulheres dos seus direitos”, relatou.

O evento foi promovido pelo candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Goiás), Flávio Buonaduce. O concorrente ressaltou a importância da preocupação em incluir as mulheres na OAB e valorizá-las no mercado de trabalho. “A inserção na luta classista se tornou uma bandeira da OAB Forte. Queremos que essa gestão tenha a maior representatividade de mulheres possível.”

Superação

A advogada trabalhista Valéria Pelá, candidata a conselheira pela OAB Forte, destacou que o café da manhã com a ministra promoveu mais do que a união entre as advogadas goianas. “A história da Delaíde é de superação e realização o que nos faz ver que enquanto mulher você pode e deve conquistar o seu espaço.”

Esteve presente no encontro a vereadora Dra. Cristina Lopes (PSDB), que lembrou o quanto a trajetória de vida da palestrante é símbolo da resistência feminina na sociedade. “A OAB traz uma das mulheres de maior representatividade no cenário nacional. A Ministra Delaíde tem uma história de vida inspiradora.” “Ela trabalhou dignamente e, contrariando todas as expectativas, alguém que já foi empregada doméstica alcançou a universidade. É uma mulher que representa e inspira toda a luta da mulher”, avaliou a tucana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.