Na China, prefeitos de comitiva liderada por Caiado correm para fechar investimentos para seus municípios

07 novembro 2023 às 16h27

COMPARTILHAR
Enquanto Ronaldo Caiado fecha acordos com macro impacto para Goiás, os quatro prefeitos que integram a comitiva liderada por ele na viagem à China conciliam os compromissos oficiais do grupo com articulações de investimentos para seus próprios municípios. Acompanhando o governador e secretários de Estado, os prefeitos Vanuza Valadares, de Porangatu; Roberto Naves, de Anápolis; Dione Araújo, de Itumbiara; e Paulo do Vale, de Rio Verde, fazem suas próprias movimentações para angariar investimentos orientais para suas cidades – o que, aparentemente, tem dado resultado.
Conforme apurado pelo Jornal Opção, a Yanghe, empresa milenar de destilaria responsável pela fabricação de uma larga linha de bebidas, enviou um convite a Caiado e toda a comitiva para a ida deles até a cidade de Suqian, província de Jiangsu, nos dias 13 e 14 com o objetivo de “discutir oportunidades de desenvolvimento, aprofundar entendimentos e promover uma cooperação futura”.
Vanuza Valadares deve estar no local já no dia 11, com a intenção de promover um contato entre Porangatu e a empresa Yanghe. “Seremos recebidos por empresários e autoridades locais. Será uma honra participarmos juntos desse importante momento para a cidade de Porangatu”, diz um comunicado enviado à prefeita.
Já Roberto Naves conseguiu avançar em conversas com o grupo Alibaba – uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo. Em uma reunião entre o gerente da empresa responsável pela América Latina, Kai Li, e o prefeito anapolino – que contou com a presença, também, de Vivian Naves e do secretário Joel Sant’Anna Braga – foi levantada a possibilidade de transformar Anápolis em um grande centro de distribuição da empresa chinesa.
De acordo com Kai Li, a Alibaba está “ativamente pensando na possibilidade de investir no País e observando as potencialidades de Anápolis”. “Nós também queremos buscar parcerias, como vocês aqui, e esperamos construir mais relações no futuro próximo”, destacou o executivo.
Dione Araújo, por sua vez, comemorou a assinatura do protocolo de intenções de instalação de um parque industrial da gigante chinesa Chint em Itumbiara. O protocolo – articulado e assinado por Caiado – deve criar, em Goiás, a primeira planta da empresa na América do Sul.
“A Chint faturou US$ 18 bilhões em 2022. A indústria levará para Goiás toda expertise e tecnologia chinesas, gerando mais emprego e também mais oportunidades de pesquisa para nossas universidades”, escreveu o prefeito.
Leia também: