Governador afirmou que Arábia Saudita tem dinheiro e empresários com interesse de investir em novos mercados. A visita serve, segundo ele, para apresentar Goiás a eles

Marconi com dirigentes da empresa Saudi Services For Electro Mechanic | Foto: Divulgação

O governador Marconi Perillo (PSDB) cumpriu, nesta quinta-feira (2/3), agenda de trabalho em Riade, capital da Arábia Saudita, onde o Governo de Goiás realiza Missão Oficial. A delegação goiana participou de reuniões com investidores e diretores de empresas locais, como a ARAB Engineeers, representada pelo diretor Ali Saleh AlBarrak; e recebeu também o embaixador da Irlanda na Arábia Saudita, Tony Cotter.

A ARAB é uma empresa das mais bem ranqueadas do mundo na fabricação e distribuição de componentes para a área de energia elétrica. É reconhecida pela qualificação da mão de obra de seus engenheiros e pelo fornecimento de produtos de fontes que cumprem padrões internacionais. O governador Marconi busca a prospecção de investimentos dessa empresa em Goiás.

[relacionadas artigos=”88425,88411″]

Dirigentes da empresa Saudi Services For Electro Mechanic também estiveram no encontro. São companhias que investem capital em todas as partes do mundo, principalmente na área de infraestrutura e energia. “Continuamos ampliando os contatos e mostrando aos investidores e empresários que Goiás é um estado viável e com a economia em franco crescimento”, disse Marconi.

Ele disse ainda ter percebido que a Arábia Saudita tem muita disposição de investir, com muitos fundos soberanos, e não tem tido do Brasil uma visão nesse sentido. “Eles têm muito dinheiro e uma disposição enorme de investir em novos países, mas conhecem muito pouco sobre o Brasil e nada sobre Goiás. Nós estamos certamente abrindo portas valiosíssimas para o presente e o futuro do nosso estado. Temos encontros muito importantes aqui e que estão valendo muito a pena em todos os aspectos”, acrescentou.

A Missão Oficial na Arábia também está servindo para que a delegação goiana estabeleça diálogo com embaixadores e autoridades de outros países. O embaixador da Irlanda, Tony Cotter, situou que seu país tem interesse em expandir as relações comerciais com o Brasil e que estava ali para conhecer mais de perto as possibilidades de investimento em Goiás.

A ele, Marconi contou do interesse de Goiás em aumentar ainda mais suas fronteiras comerciais, tanto exportando como importando, e fez um breve relato de como o estado expandiu sua balança de negócios, saindo de um quantitativo relações comerciais com 70 países, em 1998, para mais de 150 países atualmente. Além disso, acrescentou que o estado expandiu suas exportações, no mesmo período, em 25 vezes, saindo de 384 milhões de dólares para aproximadamente 8 bilhões de dólares.

Marconi também ouviu relato de como é a Irlanda e quais os interesses comerciais que tem. Essa aproximação deve ser concretizada em breve com a Embaixada da Irlanda no Brasil, através do embaixador Frank Sheridan. O embaixador Cotter se dispôs a ajudar na construção e concretização desse relacionamento.