Museus de Goiás podem contar com brigadas de incêndios permanentes

Projeto de Lei é do deputado Marlúcio Pereira e tem como justificativa evitar acidentes como o incêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, no início deste mês

Museu Pedro Ludovico | Foto: divulgação

O deputado estadual Marlúcio Pereira (PRB), propôs, por meio de um projeto de lei, a permanência de brigadas de incêndios em todos os museus de Goiás. Entre suas justificativas, o parlamentar recordou o incêndio que aconteceu no dia 2 de setembro, no Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

“Segundo a vice-diretora do museu, Cristiane Serejo, o Museu Nacional tinha um acervo de 20 milhões de itens, como fósseis, múmias, peças indígenas e livros raros. O museu não contava com brigada de incêndio, nem seguro para o acervo”, disse o parlamentar.

Para Marlúcio, a permanência de equipes de brigadas de incêndios em museus históricos de Goiás vai servir como medida preventiva. “Vamos evitar surgimentos de possíveis incêndios futuros, preservando nosso patrimônio cultural”, concluiu.

A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e foi encaminhada às Comissões Técnicas para ser avaliada.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.