De acordo com superintendente do Samu, mulher sofreu uma parada cardíaca. “É provável que tenha sido uma infeliz coincidência”

Ciams Pedro Ludovico | Foto: Reprodução / Google

Uma idosa de 70 anos morreu em Goiânia na manhã desta quarta-feira (18/4), instantes após tomar vacina contra H1N1, no Ciams Pedro Ludovico, na capital.

Em entrevista ao Jornal Opção, o diretor-geral do Samu, André Braga, informou que a mulher sofreu uma parada cardíaca. “A paciente vacinou e enquanto saía do Ciams, já do lado de fora, teve um mal súbito e desmaiou”, contou.

Servidores do centro de saúde realizaram os primeiros socorros. A equipe do Samu chegou logo em seguida e tentou reanimar a idosa, mas sem sucesso. A família foi orientada pela corporação e o corpo encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

Segundo André Vargas, a paciente já havia se vacinado contra H1N1 em outros anos e não teria apresentado qualquer reação. O dirigente não acredita que o óbito tenha sido causado pela aplicação do medicamento.

“A reação à vacinação é extremamente rara e demora para ser percebida. O choque anafilático tem uma instalação mais lenta, com coceira no corpo, prurido e dificuldade para respirar”, explica André Vargas. “É provável que tenha sido uma infeliz coincidência”, finaliza.