Finalmente a Câmara de Goiânia deve trocar o nome da avenida que leva o nome do ex-ditador Castelo Branco. A proposta do vereador Clécio Alves (Republicanos) prevê a mudança para Agrovia Iris Rezende Machado. A primeira votação está prevista ir a plenário nesta quarta-feira, 26. O texto já recebeu aval da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ), onde sofreu emenda do presidente da Comissão, vereador Henrique Alves (MDB), garantindo prazo de cinco anos para que os comerciantes façam as modificações necessárias.

Essa é a segunda vez que o vereador propõe a mudança com praticamente o mesmo teor. Agora a intenção do parlamentar é que, desta vez, a avenida seja chamada de Agrovia Iris Rezende.

De autoria do vereador Clécio, em fevereiro deste ano, depois de intensa mobilização dos comerciantes, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), vetou o projeto de lei que mudava o nome da avenida Castelo Branco para Iris Rezende Machado, na Câmara o veto foi mantido por 24 votos a 8.

Clécio “resiste” ao veto ao reapresentar a matéria que deve ter dificuldade para ser aprovada na Câmara. Muitos empresários são contra a mudança devido a referência ao nome do ex-ditador alegando custos que as mudanças podem gerar.

Na justifica, o vereador explica: “Foi o governo de exceção que Castelo Branco representou, que cassou os direitos políticos de Iris Rezende Machado, fato que a história mostrou como uma das maiores injustiças praticadas contra esse grande homem público, que em sua trajetória de vida, doou quase toda esta sua vida em favor desta Cidade”.