MP notifica secretaria de Educação contra fechamento de turmas em escolas de Goiânia

Conforme Jornal Opção apurou, apenas em uma unidade municipal, no Celina Park, 120 adolescentes deixariam de ser atendidos

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) expediu uma recomendação ao secretário municipal de Educação, Marcelo Ferreira Costa, contra o fechamento das turmas “i” do clico 3, correspondente ao 9º ano, na Escola Municipal Deushaydes Rodrigues.

Conforme adiantou o Jornal Opção, a decisão da Secretaria, que para a comunidade foi tomada de forma arbitrária, afetaria diretamente 120 alunos matriculados na unidade de ensino e que deixarão de ser atendidos. Mas o número pode chegar a 180 nos próximos dois anos já que, segundo informações repassadas pelos professores da escola, mais turmas serão fechadas em 2019 e 2020.

De acordo com o documento, foi estipulado um prazo de cinco dias para que o secretário cumpra a recomendação, sob pena de serem adotadas as medidas judiciais cabíveis.

Estrutura

No lugar das turmas que serão fechadas, a Escola Municipal Deushaydes vai receber alunos da educação infantil, crianças de 4 e 5 anos, que passarão a ser matriculadas no local.

A reportagem visitou o local e verificou que a falta de estrutura adequada põe em risco a vida das crianças.

Veja a resposta da Secretaria sobre a situação:

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia informa que a Escola Municipal Deushaydes Rodrigues de Oliveira estará preparada para receber os alunos de 4 anos no início do ano letivo. Na próxima semana, a unidade receberá recurso para realizar as adequações necessárias.

A Secretaria informa, ainda, que, na região, a rede estadual conta com a Escola Deputado José Luciano, para onde todos os alunos do 9º ano que manifestaram interesse foram automaticamente transferidos.

SME

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.