MP instala Gaeco Sul e amplia regionalização do combate ao crime organizado em Goiás
20 setembro 2024 às 15h02
COMPARTILHAR
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MPGO) ganhou uma unidade em Rio Verde, no Sudoeste goiano. A titular da 3ª Promotoria de Justiça de Santa Helena de Goiás, Anna Edesa Ballatore Holland Lins Boabaid, irá coordenar a unidade a partir de segunda-feira, 23.
LEIA TAMBÉM
Membro do PCC responsável por batizar ‘irmãos’ em Goiás é preso durante operação em três estados
Operação do MPGO faz diligências em Goiânia contra golpes por meio do WhatsApp
A área de abrangência inclui as comarcas de Rio Verde, Jataí, Itumbiara, Caldas Novas, Quirinópolis, Mineiros e comarcas adjacentes.
“Com essa unidade, ampliamos o alcance da atuação especializada no combate ao crime organizado, que conta agora com unidades na capital, no Entorno do Distrito Federal, na Região Sul, abrangendo as regiões próximas, como a Sudoeste, além de unidades especializadas no combate ao crime cibernético e à sonegação fiscal”, afirma o procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres.
O coordenador do Gaeco, Carlos Wolff de Pina, afirma que a escolha da região para sediar uma unidade do Gaeco se dá devido ao polo do agronegócio, responsável por movimentar milhões em recursos financeiros, atraindo a atenção do crime organizado.
“Rio Verde é uma cidade com índices de crescimento e desenvolvimento acima da média e está situada em local estratégico na região sudoeste goiana. O Gaeco Sul será, sem dúvida, um ganho para toda a sociedade, pois buscará a união de forças para garantir mais justiça e segurança”, reforçou a coordenadora da unidade, Anna Edesa.
A regionalização foi instituída pelo Ato PGJ nº 9/2024 e considera a necessidade de o Ministério Público incrementar o combate ao crime organizado, com o enfrentamento customizado para as características regionais, respeitando as peculiaridades, a abrangência territorial e o volume de demandas.