MP recomenda que Cachoeira Dourada não feche escola no distrito de Nilópolis

Além desta recomendação, o Ministério enumerou outra série de medidas que pretendem garantir a educação das crianças no distrito

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) recomendou ao prefeito de Cachoeira Dourada, Rodrigo Rodrigues, uma série de medidas visando garantir a educação de crianças do distrito de Nilópolis. Entre elas, está a imediata suspensão do ato de fechamento da Escola Vicente Parreira da Silva, retomando-se as aulas no local, após o retorno das atividades presenciais.

A recomendação veio após o promotor de Justiça relatar que teria chegado ao conhecimento do MP nos últimos dias que o município pretendia fechar a Escola Municipal Vicente Parreira da Silva e remanejar os alunos para uma outra unidade, no distrito de Almerindonópolis, a cerca de 5 quilômetros de distância do distrito de Nilópolis.

Os pais das crianças teriam contestado a medida, alegando que a escola em Almerindonópolis não possui estrutura física para comportar a grande quantidade de alunos que ali seriam matriculados; os veículos que seriam utilizados para o transporte das crianças não apresentam condições de segurança e salubridade; a reunião de todos os alunos em uma única escola não seria recomendável diante do atual cenário pandêmico.

Eles também afirmaram que não houve comunicado oficial aos pais sobre a medida e que o remanejamento foi realizado sem a participação do Conselho de Educação. Os responsáveis também disseram que as crianças estão em aulas remotas, mas que até hoje eles não receberam qualquer orientação sobre o início do ano letivo e de como acessar as aulas virtuais nem sobre eventual retorno das aulas presenciais.

Além dessa recomendação, o MP-GO aconselhou que melhoras na infraestruturas na escola sejam feitas para o receber os alunos no modo presencial; prestação de informações aos alunos e seus responsáveis legais sobre medidas adotadas e os motivos, de forma contínua; comunicação imediata sobre as aulas remotas, fornecendo os links de acesso e demais materiais necessários, além das informações acerca do retorno das aulas presenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.