Morreu nesta quarta-feira, 26, aos 87 anos, o professor aposentado José Gonzaga Ribeiro, em Goiânia. Ele foi um dos modelos que serviram de inspiração para o Monumento às Três Raças, obra da artista plástica Neusa Moraes instalada na Praça Cívica e considerada um dos símbolos da capital goiana.

Professor aposentado José Gonzaga Ribeiro | Foto: Divulgação

A escultura, criada a partir de uma fotografia, representa a união das matrizes indígena, negra e branca na formação do povo goiano. Gonzaga foi o modelo que representou o homem negro, compondo o conjunto de figuras humanas que deram origem à obra, hoje consolidada como marco cultural e histórico da cidade.

Monumento às Três Raças | Foto: Divulgação

Além da participação na arte pública, José Gonzaga construiu carreira na área da educação. Atuou como professor de eletromecânica na escola técnica federal, trabalhou no Senai e foi conselheiro do Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e de Material Elétrico de Goiás (Simelgo). Sua trajetória profissional contribuiu para a formação de diversos alunos e para o desenvolvimento do setor industrial no estado.

Natural de Caldas Novas, Gonzaga era torcedor do Vila Nova. Ele morreu em decorrência de complicações cirúrgicas após uma queda. Deixa esposa, filhos, netos e uma bisneta. O velório ocorre no Cemitério Vale do Cerrado, em Goiânia. O sepultamento está marcado para esta quinta-feira, 27, às 17h.

Leia também:

Cientistas revelam: seu cérebro muda radicalmente aos 9, 32, 66 e 83 anos

Após novo deslizamento, Ouro Verde receberá novo auto de infração por lixão que ameaça córrego em Goiás

Professora da rede municipal é indiciada por venda ilegal de canetas ’emagrecedoras’ em Goiânia