Morre artista goianiense Antônio Leão Teixeira Júnior
16 dezembro 2024 às 13h35
COMPARTILHAR
O escritor, poeta e músico Antônio Leão Teixeira Júnior faleceu na madrugada desta segunda-feira, 16, deixando um legado pela literatura e música. Reconhecido como uma figura da contracultura goianiense nas décadas de 1960 e 1970, Antônio Leão, também conhecido como “Leãozinho” entre amigos, foi um artista plural, cuja trajetória tocou diferentes formas de expressão. O velório acontecerá na Capela 06 do cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, e o sepultamento será realizado às 15h.
Em publicações nas redes sociais, amigos e parceiros lamentaram sua partida e relembraram seu talento inigualável.
O compositor e cantor Paulo Menegazzo foi uma das vozes a expressar a tristeza pela perda de um amigo e colaborador tão próximo. “Leãozinho tomou rumo para sua grande viagem hoje de manhã”, escreveu ele. Em uma homenagem, Menegazzo lembrou da última música criada por Leão que, infelizmente, não chegou a ser compartilhada entre eles.
O legado literário e acadêmico de Antônio Leão
O vasto legado de Leão se estende principalmente para o universo literário, onde ele publicou seis obras, além de várias contribuições acadêmicas. Sempre motivado por sua paixão pela escrita, ele descrevia seus livros como verdadeiros filhos. O poeta estreou com “Arroz com Pequi”, uma coletânea de poemas lançada em 1979.
Ao longo de sua vida, Antônio Leão escreveu romances como “A Lenda da Ilha dos Caingangues” (1995), “As Identidades de Givan” (2007) e “Diário de um Porto Seguro” (2009). Em sua fase mais recente, já havia preparado um compêndio poético intitulado “Poemas Trifásicos”, em que abordava diferentes fases da vida. Paralelamente, o escritor deixou um romance inédito, “Marimbondal”, demonstrando que a sua criatividade permanecia incansável.
No campo acadêmico, Antônio também brilhou como organizador e autor. Ele colaborou em obras didáticas e científicas voltadas para Administração, área na qual publicou livros como “Ensinamentos de Administração – uma abordagem definitivamente prática e didática”. Antônio contribuiu com o estudo “Pesquisa Avançada de Clima Organizacional (PACO)”, apresentado no XVI ENANGRAD.
Leia também:
Semana começa com chuvas e ventos fortes em Goiás, diz Inmet
Polícia e Justiça de Goiás promovem leilão de centenas de veículos apreendidos