A atriz inglesa Barbara Leigh-Hunt faleceu aos 88 anos. A informação foi confirmada pela família nesta última sexta-feira, 27. Segundo o comunicado oficial, Barbara morreu em sua casa, em Warwickshire, na Inglaterra, no último dia 16. A causa da morte não foi divulgada.

Com uma carreira de sete décadas, Leigh-Hunt deixou uma marca profunda no teatro, no cinema e na televisão. Reconhecida por sua versatilidade e talento, ela foi vencedora de um Prêmio Laurence Olivier, uma das maiores honrarias do teatro britânico. No palco, estrelou diversas produções importantes, integrando o elenco da Royal Shakespeare Company e do National Theatre, em Londres, além de atuar no prestigiado circuito de West End e na Broadway, em Nova York.

Nos cinemas, seu papel de maior destaque foi em Frenesi (1972), o clássico de Alfred Hitchcock. No filme, Barbara interpretou uma das vítimas do assassino em série vivido por Barry Foster. Outros trabalhos notáveis no cinema incluem Henrique VIII e Suas Seis Esposas (1972), Legado de um Herói (1973), Benji – O Cachorro Divino (1980), A Merry War (1997) e Billy Elliot (2000).

Na televisão, Leigh-Hunt é muito lembrada pelo seu papel como a aristocrática e implacável Lady Catherine de Bourgh na adaptação da BBC de Orgulho e Preconceito (1995), baseada no romance de Jane Austen. A minissérie, protagonizada por Colin Firth e Jennifer Ehle, é considerada uma das mais icônicas adaptações da obra de Austen, e o desempenho de Barbara como antagonista foi amplamente elogiado.

Barbara Leigh-Hunt foi casada com o ator Richard Pasco por 47 anos, de 1967 até a morte dele, em 2014. Embora o casal não tenha tido filhos, Barbara ajudou a criar William, filho do primeiro casamento de Pasco.

Leia também Morre aos 36 anos a jornalista Nathalia Urban, correspondente do Brasil 247 na Europa;