Moro é mais popular que Bolsonaro, segundo Datafolha

Ministro estanca queda de avaliação após dois meses de vazamentos de conversas pelo The Intercept e é também o mais conhecido da equipe do governo federal

Sergio Moro: popularidade segue alta | Foto Marcelo Camargo Agência Brasil

Em meio ao bombardeio da Vaza Jato, que expôs mensagens supostamente trocadas por integrantes da Lava Jato no aplicativo Instagram, a popularidade do ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) permanece elevada. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, publicada nesta quinta-feira, 5, pela Folha de S. Paulo, 54% dos brasileiros aprovam o ministro – no último levantamento, em julho, eram 55%.

O patamar se sustenta após dois meses de divulgação de conversas entre membros da força-tarefa pelo The Intercept e outros veículos de comunicação. Nelas, Moro surge interferindo em negociações de delações premiadas, entre outras condutas irregulares para a função de juiz, que exercia em Curitiba. Os detratores acusam Moro de agir politicamente para condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre prisão em uma cela da Polícia Federal na capital paranaense.

Antes dos vazamentos, Moro era aprovado por 63% dos brasileiros, segundo o Datafolha. A pesquisa atual revela que o impacto das divulgações pode ter atingido o teto. No levantamento divulgado nesta quinta-feira, 54% consideram a gestão do ministro boa ou ótima, 24% a avaliam como regular e 20%, como ruim ou péssima.

Quem mais apoia Moro são os homens (58%), brancos (60%), evangélicos (61%), aposentados (61%), moradores da região Sul do Brasil (64%) e os que têm renda de cinco a dez salários mínimos (64%). Os menores índices de apoio estão entre os que ganham até dois salários mínimos (49%), desempregados (45%), pessoas com idades de 16 a 24 anos (43%), moradores do nordeste (40%), estudantes (38%) e ateus (19%).

O Datafolha também comparou a popularidade de Moro com a do presidente Jair Bolsonaro. O presidente, de acordo com o instituto, é considerado bom ou ótimo por 29% da população – ou seja, 25 pontos percentuais a menos. Moro é, ainda, o ministro mais conhecido do governo Bolsonaro: 94% dos entrevistados disseram conhecê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.