Moraes vota para condenar Bolsonaro por golpe de Estado; “ele foi o lider da organização criminosa”

09 setembro 2025 às 14h22

COMPARTILHAR
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. Em seu voto, Moraes afirmou que os réus “praticaram todas as infrações penais imputadas pela Procuradoria-Geral da República em concurso de agentes e em concurso material”.
A Corte julga os integrantes do chamado “núcleo crucial” da suposta trama golpista que teria tido início em 2021.
“Jair Messias Bolsonaro exerceu a função de líder da estrutura criminosa e recebeu ampla contribuição de integrantes do governo federal e das Forças Armadas, utilizando-se da estrutura do Estado brasileiro para a implementação de seu projeto autoritário de poder, conforme fartamente demonstrado nos autos”, disse Moraes em seu voto.
“A organização criminosa narrada a denúncia pela Procuradoria-Geral da República realmente iniciou a prática das condutas criminosas com atos executórios concretos e narrados anteriormente em meados de julho de 2021 e permaneceu atuante até o dia 8 de janeiro de 2023, por integrantes do governo federal da época e por militares das Forças Armadas. Teve o claro objetivo de impedir e restringir o pleno exercício dos Poderes constituídos, em especial o Poder Judiciário por meio do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, bem como tentar impedir, depois, o governo legitimamente eleito em outubro”, continuou.
Leia também
Não houve dúvidas sobre a tentativa de golpe de Estado, afirma Moraes