Ministério Público de Santa Catarina deflagra operação contra maior grupo neonazista do país
31 outubro 2025 às 12h11

COMPARTILHAR
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) deflagrou a Operação Nuremberg que visa desarticular grupo neonazistas nas redes-sociais. A ação veio por meio do departamento cibernético do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (CyberGaeco), com apoio da 39ª e 40ª Promotorias de Justiça de Florianópolis.
Ao todo, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão da Vara Regional de Garantias de Criciúma e pela Vara Estadual de Organizações Criminosas, em dez cidades de quatro estados: São Paulo (São Paulo, Campinas, Osasco e Taboão da Serra), Paraná (Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária), Santa Catarina (Cocal do Sul e Jaraguá do Sul) e Sergipe (Aracaju).
Segundo o grupo, a organização possuia imagens análogas ao movimento nazista como as imagens do “Sol Negro” com um fuzil AK-47. O Sol negro faz parte do imagético nazista e remete ao ocultismo e a supremacia ariana, enquanto o rifle remete a exaltação da violência.
Segundo a CyberGaeco, o grupo atuava com a difusão de mensagens de discurso de ódio, sendo os investigados de diferentes partes da sociedade civil.
Leia também: Saiba quem são os 4 investigados pela PF na nova fase da Overclean
