Ministério estuda transformar Força Nacional em organização permanente

Grupo atua de forma voluntária em situações extremas de segurança, emergências ou calamidade pública

Agentes da Força Nacional iniciam operação de apoio e reforça a segurança no Rio de Janeiro em 2017| Foto: Vladimir Platonow / Agencia Brasil

O ministro da Justiça Torquato Jardim quer transformar a Força Nacional de Segurança Pública em uma organização permanente. A informação foi publicada pelo jornal Estado de S. Paulo nesta segunda-feira (4/12).

O Departamento da Força Nacional de Segurança Pública está subordinado à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Com base na Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação do governo federal, criado para executar atividades e serviços atuando também em situações de emergência e calamidades públicas.

O trabalho é feito de maneira voluntária quando convocado. O ministro pretende montar uma equipe de três mil homens, com direito a plano de saúde e salários fixos e cinco bases em diferentes pontos do País. A escolha dos policiais sera por meio de prova e as bases seriam equipadas com tanques e aviões.

Ainda de acordo com a publicação, o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o general Sérgio Etchegoyen estuda a implantação da Força Permanente com o ministro Torquato Jardim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.