Em sabatina da revista Veja, Mabel fala sobre desafios de Goiânia a partir de 2025 e faz críticas à extrema-direita
22 outubro 2024 às 16h51
COMPARTILHAR
O candidato à Prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (UB), participou, na manhã desta terça-feira, 22, da Sabatina da Revista Veja. Na ocasião, Mabel falou da “missão” proposta pelo governador Ronaldo Caiado (UB) para que ele governasse Goiânia. A Veja chegou a convidar o candidato do PL para uma sabatine, Fred Rodrigues confirmou a participação, mas em seguida cancelou a entrevista.
Questionado sobre ataques de Fred à sua candidatura, do qual o candidato do PL vem insinuando que ele seja o candidato da “velha política”, Mabel afirmou que as falas de seu oponente tem influência no eleitorado de “extrema-direita”. “É a base dele. Tanto que no primeiro turno ele estava com 31% e no segundo turno está com 35%. Nós terminamos o primeiro turno com 27% e já estamos com 52%. Então o eleitorado não busca ideologias, mas sim quem vai resolver os problemas dela”, disse.
“Goiânia está colapsada. Maternidades fechadas, postos de saúde que não estão funcionando, lixos nas ruas, creches que não tem comida para as crianças. Então estamos em uma situação difícil. Essa situação faz a pessoa ver o que influencia na vida dela. A ideologia só cabe para alguns mas a grande maioria não pensa assim”, continua.
Mabel falou sobre a situação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e prometeu que, em um eventual governo, irá dar um “tratamento de choque” na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que faz a coleta de lixo na capital. “Vou tomar uma providência imediata: não entra nenhuma indicação política nessa companhia. Nós vamos dar um tratamento de choque nela”, afirma.
A coleta de lixo e as irregularidades da empresa pública são e foram um dos maiores desgastes para a gestão atual da Prefeitura.
Mabel também citou a criação de centros de convivência para pessoas idosas, em locais chamados de “Cimad”. No local, apelidado de “creche para idosos”, essa parcela da população poderá passar o dia e fazer todas as refeições. “Eu gosto de explicar as coisas de uma forma que as pessoas possam entender. Em 2035, aqui em Goiás, já vamos ter mais mortes do que nascimentos”, justificou.
O candidato ainda disse que dará prioridade no combate a corrupção dentro da Prefeitura. “Sou a favor de que acabe com a bandidagem. Nós vamos trabalhar forte nisso. As forças de segurança aqui (Goiânia) têm feito um ótimo bom trabalho”, disse o candidato ao falar sobre o apoio que terá do governo do Estado no primeiro ano de gestão.
Outro ponto citado por Mabel foi a questão da população de rua na capital. Como revelado pelo Jornal Opção, a Prefeitura de Goiânia não tem estimativas oficiais atualizadas em relação ao assunto. Porém, instituições acreditam que o número de pessoas nessa situação tenha crescido 108% em 2023.
Segundo Mabel, em um eventual governo, haverá um estudo caso a caso e que, em um ano, não haverá pessoas morando nas ruas de Goiânia. “São 3.600 pessoas vivendo na rua. Eu acho uma indignidade as pessoas viverem na rua. Dentro de um ano não teremos morador de rua em Goiânia. Iremos olhar caso a caso e estamos fazendo um plano para resolver esse problema de forma definitiva. Conheço bem de política e tenho coragem para fazer. Então vamos dar uma solução para cada um deles, recuperando dependentes químicos, colocando eles para trabalhar em empresas parceiras e ajudar os que querem voltar para a sociedade”, explicou.
“Muitas vezes o morador de rua não quer ficar em abrigos pois só ele pode entrar. A família dele, que no caso é um cachorro que ele tem, não pode entrar. Então vamos entender os problemas e dar atenção a isso. Cada categoria é uma solução e iremos combater todas elas. Vamos montar um núcleo só para a população de rua”, completou.
Cenário de virada
Sandro Mabel disputa o segundo turno contra Fred Rodrigues no dia 27 de outubro. O candidato do PL saiu na frente no primeiro turno, com 31,14% dos votos válidos contra 27,66% de Mabel. Porém, as pesquisas do segundo turno mostram um cenário de virada na capital.
Na última rodada de pesquisas do Opção Pesquisas, Mabel aparece com 57,7% das intenções de votos válidos em Goiânia, e que Fred Rodrigues (PL) tem 42,3%. Em relação à última pesquisa do instituto, Sandro Mabel oscilou positivamente 3 pontos percentuais e Fred Rodrigues oscilou positivamente 2 pontos percentuais.
Considerando todos as respostas para esta pesquisa estimulada, Sandro Mabel tem 50,4% das intenções de voto; Fred Rodrigues tem 36,9%; brancos e nulos são 7,3%; indecisos são 5,2%. Na pesquisa espontânea (em que o nome dos candidatos não é apresentado), Sandro Mabel tem 42,8% das intenções de votos; Fred Rodrigues tem 33,1%; indecisos são 17,8%; nulos e brancos somam 6,3%.
O instituto entrevistou 1.007 pessoas em 109 bairros da Capital, através de uma amostra estratificada por cotas com o objetivo de se obter representatividade para o conjunto de município. A margem de erro máxima de estimada é de 3,1 pontos percentuais com 95% de intervalo de confiança. Essa pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número GO-03075/2024.
Leia também
Goiânia: Sandro Mabel tem 57,7% das intenções de votos válidos; Fred Rodrigues tem 42,3%