Mesmo com provas robustas, Paço decidiu não exonerar Sebastião Peixoto antes, diz promotor
22 fevereiro 2019 às 12h08
COMPARTILHAR
Fernando Krebs diz ainda que Ministério Público sabia do esquema desde 2017 e não agiu de forma rápida
Por Leicilane Tomazini
O presidente afastado do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas), Sebastião Peixoto, já havia sido alvo de investigações sobre supostas irregularidades no pagamento dos credores, em 2017. Na ocasião, o inquérito foi aberto pelo promotor de Justiça Fernando Krebs.
Em 2018, a Controladoria Geral do Município (GCM) enviou um relatório ao promotor, apontando diversas irregularidades da atual e antiga gestão do Imas. O documento apontou, na ocasião, que o médico Carlos Henrique Duarte Bahia, então diretor do instituto, fechou contrato com a clínica Urgembras, da qual era sócio. Além disso, o relatório revelou suspeitas de má gestão por parte de Sebastião Peixoto.
O promotor Fernando Krebs falou ao Jornal Opção, que na época das primeiras denúncias, o Ministério Público requisitou uma auditoria para apurar o caso, mas a prefeitura optou em não demitir o então presidente do Imas, Sebastião Peixoto. Ele alega, ainda, que diante das provas robustas, Peixoto já deveria ter sido exonerado há tempos.
De acordo com Krebs, o Ministério Público deveria ter agido de forma mais rápida, só assim as investigações surtiriam mais efeito. Na época, o Imas negou as acusações de que estaria privilegiando credores e afirmou que o pagamento ainda não havia sido feito em sua totalidade por falta de caixa, e que estariam respeitando a ordem dos pagamentos.
Com a prisão de Sebastião Peixoto, a presidência do Imas foi assumida, de forma interina, pelo procurador André Quintino Paiva. A Controladoria Geral do Município informou que abriu processo administrativo para apurar os suspeitos de participar do esquema de corrupção, e dois servidores já foram afastados durante as investigações.
A assessoria da Prefeitura de Goiânia disse que não irá se pronunciar sobre o assunto.