Mesa Diretora da Câmara de Goiânia propõe projeto para criação de novas diretorias, assessorias e 40 novos cargos

18 fevereiro 2025 às 14h03

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A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia apresentou, nesta terça-feira, 18, uma proposta para alterar a estrutura administrativa. O projeto prevê mudanças em diretorias, coordenadorias e assessorias, além da criação de 40 novos cargos. As modificações não devem gerar novas despesas para o município, sendo abarcadas pelo duodécimo.
Segundo documentos publicados no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) da Câmara, além dos 40 novos cargos para a estrutura administrativa, estão previstas cinco novas diretorias, e três assessorias podem ser transformadas em diretorias. Também estão previstas a criação de outras quatro novas assessorias e duas novas coordenações.
Foram criadas as seguintes diretorias: Diretoria de Patrimônio e Almoxarifado; Diretoria de Transparência e Proteção de Dados; Diretoria de Promoção das Atividades de Cultura e Ensino; Diretoria das Ouvidorias; e Diretoria de Integração Social e Apoio à Cidadania. Também foram elevadas a Diretoria Executiva Parlamentar, a Diretoria de Segurança e Inteligência, e a Diretoria de Cerimonial, que anteriormente eram assessorias na estrutura do Legislativo.
Com as mudanças e elevação de assessoria para diretoria, os diretores das novas pastas estarão aptos para receber o auxílio-representação. Ainda foram criados dois cargos na Diretoria Executiva Parlamentar; um na Diretoria de Segurança e Inteligência; e outro na Diretoria de Cerimonial.
Algumas das novidades serão destinadas ao líder do prefeito, Sandro Mabel (UB), Igor Franco (MDB). Além da criação da Coordenadoria de Liderança do Governo, haverá também a Assessoria de Apoio à Liderança do Governo. Foram criadas ainda as assessorias de Articulação Política da Região Metropolitana, de Apoio à Articulação Política da Região Metropolitana, e de Apoio ao Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.
Além disso, foram criadas a Coordenadoria de Áudio e Projeção e a Coordenadoria de Gestão de Contratos. Todos os 40 cargos criados estão previstos para serem distribuídos entre as pastas criadas ou elevadas de status.
Repercussão na Casa
Para o líder do prefeito, que recebeu quatro novos cargos na Casa, isso é visto com normalidade devido ao aumento de atribuições por representar o Executivo entre os colegas. Entre os novos cargos estão um coordenador e três assessores.
“Quando você assume a função de líder de Governo, naturalmente aumenta as atribuições e as funções aqui na Câmara. Então, responder em especificamente da liderança de Governo, as duas funções, seja ela assessor jurídica, assessor de imprensa, é extremamente necessário”, afirmou o vereador.
Para o presidente em exercício, Anselmo Pereira (MDB), as mudanças previstas são semelhantes ao que ocorreu na reforma administrativa de Mabel. “Há uma necessidade de readequação de algumas diretorias e isso não é um aumento quantitativo de cargos. São readaptações e ao mesmo tempo designação de função, igual o que a Prefeitura de Goiânia fez”, disse o emedebista.
Pereira também ressaltou que as mudanças não vão aumentar a despesa na Casa e estarão dentro da reserva financeira destinada para a Câmara, o duodécimo.
Impacto financeiro
Como adiantado pelo presidente em exercício e por membros da Mesa Diretora, as mudanças não vão acarretar em novos custos ao município. Segundo a Câmara, o impacto financeiro será de R$ 411.862,00 em salários e R$ 55.200,00 em auxílio-representação. Em números, isso representa um aumento de 1,54% na folha anual, 0,21% na manutenção com o auxílio e 1,75% de impacto global sobre o duodécimo anual.
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