Menina de 10 anos morre após ser infectada com ameba ‘comedora de cérebro’
28 novembro 2023 às 15h17
COMPARTILHAR
Stefanía Villamizar González, de 10 anos, morreu na Colômbia após ser infectada por uma ameba conhecida como “comedora de cérebros”. O caso ocorreu depois que a menina contraiu o parasita em uma piscina de hotel, em junho deste ano, de acordo com relatos de sua família.
Inicialmente, os sintomas foram confundidos com otite, manifestando-se como dor de ouvido, febre e vômitos, apenas dois dias após o mergulho.
No início de julho, a condição de Stefanía piorou drasticamente, quando ela apresentou dificuldade para se levantar, sensibilidade extrema à luz e convulsões. Apesar da hospitalização, a menina não resistiu e faleceu em 24 de julho. Os médicos, inicialmente atribuindo o óbito a uma meningite, não identificaram a verdadeira causa da morte.
Diante da rapidez do falecimento, autoridades colombianas iniciaram uma investigação. O Instituto Nacional de Saúde da Colômbia interveio e concluiu que a causa da morte foi uma encefalite provocada pela ameba “comedora de cérebros”, conhecida como Naegleria fowleri, conforme reportado pelo tabloide britânico The Sun.
Esta ameba atinge o cérebro através da cavidade nasal, onde começa a destruir as células nervosas da vítima. A taxa de mortalidade é de 95% após a infecção.
“Compartilhamos nossa história para que outras crianças e famílias não sofram como estamos sofrendo. Estamos destruídos, devastados”, revelou um familiar da menina, em entrevista a uma mídia local.
Leia também: