Após um longo período de internação, faleceu na manhã desta quarta-feira, 30 de novembro, aos 82 anos, o médico hematologista Ubirajara de Oliveira Fernandes. Fundador do Hemolabor, grupo referência no diagnóstico e tratamento de câncer, o médico é um dos pioneiros da medicina em Goiás e transformou a forma de cuidar dos pacientes com câncer, trazendo uma visão multidisciplinar e integrada, segurança médica e um cuidado humanizado e transformador.

Reconhecido como um pai e marido exemplar e exímio chefe de família, o dr. Ubirajara se destacava por sua retidão e a simplicidade com as pessoas. Fundou o Hemolabor em 1975, o que hoje é um Grupo referência no diagnóstico e tratamento de câncer no estado de Goiás e na região Centro-Oeste. Atualmente o grupo conta com três unidades: o Hospital Hemolabor, o Banco de Sangue e o Laboratório, contando com mais de 500 colaboradores diretos.

Formado pela Universidade Federal de Goiás, o médico se especializou em hemoterapia em Brasília, no ano de 1977. Além da atuação médica, ele também atuou como professor na UFG. Respondeu pelo Serviço de Hemoterapia de várias unidades de saúde como o Hospital São Salvador, Hospital e Maternidade São Marcos, Hospital Santa Lúcia, Hospital Urológico, Hospital Santa Catarina, Hospital e Maternidade Vila Nova, entre outros.