Materno Infantil realiza parto de gêmeas siamesas nesta quarta (22/4)

Meninas são ligadas pelo tórax e abdômen e compartilham os mesmos fígado e coração. Parto está marcado para as 14 horas

Será realizado nesta quarta-feira (22/4), no Hospital Materno Infantil (HMI), o parto de uma mulher grávida de gêmeas siamesas. A cirurgia teve início às 14 horas e, segundo a assessoria de comunicação do Hospital, é previsto que esta dure até uma hora e meia, podendo ser estendida se houver algum tipo de complicação no procedimento.

As meninas estão ligadas pelo tórax e abdômen, compartilhando, assim, fígado e coração. Já na 38ª semana de gestação, a mãe das gêmeas veio do Mato Grosso do Sul para fazer o parto no HMI, que é referência nesse tipo de operação.

Deu entrada no hospital às 8h40 da manhã de hoje e foi avaliada pela equipe de obstetrícia especialista em casos de gêmeos siameses da unidade. Tanto a mãe quanto os bebês passavam bem até então.

Possibilidade de separação

A incidência de gêmeos siameses não é precisa: segundo estudo da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, esses casos acontecem uma vez de 50.000 a 200.000 gestações. Gêmeos unidos pelo tórax, como as gêmeas que nascerão no Hospital Materno Infantil, são chamados toracópagos e representam 40% desse total.

Poucos gêmeos pertencentes a esse grupo conseguem ser separados, devido à proximidade e compartilhamento de órgãos.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.