Maternidade estadual passa a contar com enfermagem obstétrica em Goiânia
27 setembro 2022 às 14h56
COMPARTILHAR
O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), na Vila Jaraguá, em Goiânia, passa a contar com uma equipe de enfermagem obstétrica. O Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que administra a unidade de saúde, informou que esse atendimento visa aperfeiçoar o manejo das pacientes em trabalhos de parto, no pré-parto e centro cirúrgico.
“As equipes médica e de enfermagem obstétrica vão trabalhar em conjunto, de forma complementar e colaborativa. A enfermagem obstétrica poderá realizar partos no centro cirúrgico, desde que esteja dentro de seu protocolo de risco, que é o trabalho de parto fisiológico”, afirmou o diretor técnico, Denes de Oliveira.
Ele cita que esse método já é feito em vários países da Europa, onde a maioria dos partos são realizados por enfermeiros obstetras. Contudo, no Brasil ainda não são todas as gestantes que contam com esses profissionais. Cabe ressalvar, que essa especialidade tem a formação necessária para atender a gestante de baixo risco ou risco habitual.
A gerente de Enfermagem, Maria do Socorro de Lima, salienta que a novidade, que começou na semana passada no hospital da Capital, foi uma conquista importante para as pacientes. “A presença desses profissionais vai acrescentar muito em nossos atendimentos e contribuir para uma assistência mais humanizada”, afirmou. Ela acrescentou ser uma assistência voltada para a parte técnica e psicológica da mulher grávida. O que resulta na redução da ansiedade da parturiente, proporcionando conforto, segurança e humanização.