A Marinha do Brasil divulgou neste domingo, 1º, um vídeo que rebate a ideia de que a Força possui “privilégios”, enquanto lança uma mensagem indireta contra o pacote fiscal proposto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A produção, que integra as celebrações do Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro, já foi veiculado nas redes sociais e na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O vídeo alterna cenas de treinamentos intensos das Forças Armadas com imagens de pessoas aproveitando momentos de lazer. Veja:

A gravação termina com uma militar indagando: “Privilégios? Vem pra Marinha.” Essa frase é interpretada como uma crítica direta à proposta de Haddad, que inclui a implementação de uma idade mínima de 55 anos para a aposentadoria dos militares.

Durante pronunciamento recente, o ministro defendeu as mudanças como “justas e necessárias”, destacando a busca por maior igualdade no regime de aposentadorias. A declaração gerou forte reação dentro das Forças Armadas, que alegam que as medidas podem agravar a baixa atratividade da carreira e levar a um possível “êxodo” de militares.

Apesar disso, a repercussão do vídeo da Marinha também foi negativa. Nas redes sociais, a publicação oficial da postagem possui mais de 6 mil comentários, com a maioria criticando a forma como foi conduzido o roteiro.

No sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB) para discutir os impactos do pacote.

Os líderes militares defenderam que as mudanças na Previdência sejam conduzidas pela Defesa, e não pela Fazenda, além de contestarem os termos propostos para a transição. Conforme apurado pelo GLOBO, um acordo preliminar entre as pastas prevê que a nova idade mínima só entre em vigor em 2032, com um pedágio de 9% sobre o tempo restante para aposentadoria.

Leia também: