Marconi traz multinacional do setor de embalagens farmacêuticas para Anápolis
09 novembro 2015 às 17h46
COMPARTILHAR
Governador assinou protocolo de intenções para instalação, em Anápolis, da quarta unidade industrial da multinacional alemã no Brasil
O governador Marconi Perillo recebeu nesta segunda-feira (9/11), no Palácio das Esmeraldas, o diretor geral do Grupo Gerresheimer no Brasil, Wellington Lentini, e ambos assinaram protocolo de intenções para instalação, em Anápolis, da quarta unidade industrial da multinacional alemã no Brasil.
A empresa, que produz embalagens para o setor farmoquímico, possui três unidades em São Paulo. A visita ocorre após 17 dias da reunião, na cidade de Bruxelas (capital da Bélgica), entre o governador e dirigentes da empresa, durante a missão de negócios do Governo de Goiás na Europa, concluída dia 29 de outubro.
Apesar das primeiras tratativas para instalação da Gerresheimer em Goiás datarem de um ano e meio, a reunião na Europa acelerou o processo. “Nossa missão foi fundamental para que chegássemos às conclusões que eram necessárias”, lembrou Marconi. Pelo protocolo, a empresa terá os incentivos do Produzir.
Wellington Lentini disse que a empresa avaliou diversos fatores, antes da decisão da expandir os negócios para Goiás: “Os incentivos fiscais, a posição geográfica e o polo farmacêutico na região”. De acordo com ele, a instalação deve estar concretizada entre 2017 e 2018, mas não destaca a possibilidade de antecipação. Serão investidos R$ 50 milhões e em pleno funcionamento a empresa gerará 200 empregos diretos e 600 indiretos.
Prospecção internacional
Presente na solenidade, o prefeito de Anápolis, João Gomes (PT), afirmou ter ficado “surpreso” com a agilidade de Marconi Perillo em catalisar o processo da vinda da Gerresheimer para Goiás. Em discurso, ele parabenizou o governador pela política internacional de prospecção de investimentos.
“Se pegarmos a história de Goiás nos últimos 16 anos, vamos entender essas missões. Principalmente, quando se coloca a balança comercial nesse período”, avaliou. “Em nome de nossa municipalidade, muito obrigado. Pelo empenho, pelo carinho que o senhor sempre demonstrou pela nossa cidade. Eu não esperava que esse processo fosse tão rápido. Mas o governador é muito rápido e eficiente naquilo que faz”, elogiou.
Participaram também da solenidade o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton; Frederico Jayme (Chefe de Gabinete do Governador); secretários de Estado Isanulfo Cordeiro (Assuntos Internacionais) e Ana Carla Abrão (Fazenda); presidente da AGR, Ridoval Chiareloto; presidente da GoiásFomento, Humberto Tannús Jr., vice-presidente da Celg, Elie Chidiac; deputado federal, Alexandre Baldy; Superintendente da Caixa Econômica Federal em Goiás, Marise Fernandes; presidente da Fieg, Pedro Alves de Oliveira; presidente da Facieg, Ubiratan da Silva Lopes; presidente do Lide Goiás, André Rocha, e também lideranças políticas e empresários de Anápolis.
Onde atua
Empresa de origem alemã, a Gerresheimer opera em mais de 40 países, na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia, com receita anual de aproximadamente 1,3 mil bilhão de euros. Possui mais de 11.000 funcionários e é líder mundial na fabricação em embalagens de plástico e vidro para o setor farmacêutico. As unidades em São Paulo são na Capital e nos municípios de Embu das Artes e em Cotia.