Marconi se encontra com diplomatas africanos em Goiânia

Em reunião no Palácio das Esmeraldas no sábado (21/5), o governador destacou a importância da África para o Brasil e defendeu parcerias comerciais com os países

Em encontro com ebaixadores de países africanos, Marconi defendeu parcerias comerciais | Foto: Mantovani Fernandes

Em encontro com embaixadores de países africanos, Marconi defendeu parcerias comerciais | Foto: Mantovani Fernandes

 

Em visita oficial ao Estado de Goiás, 17 representantes diplomáticos de países africanos foram recepcionados pelo governador Marconi Perillo (PSDB) neste sábado (21/5) em um almoço no Palácio das Esmeraldas. O governador enfatizou a importância do continente africano para o Brasil: “O Brasil deve muito à África. Podemos fazer muito mais pelo continente”.

Em seu discurso, o tucano afirmou que Goiás deve ajudar os países africanos com medicamentos, principalmente no combate à Aids. “Temos um grande polo farmacêutico que produz remédios importantes para o combate a essa doença.” Marconi ressaltou também a necessidade de Goiás e o continente melhorarem seus vínculos comerciais.

Na próxima semana o governador visitará o Ministro das Relações Exteriores, José Serra, e um dos pontos que irá discutir é sobre a importância do Brasil se aproximar da África, informou o governador no encontro com os embaixadores.

O embaixador do Zimbábue, Thomas Bvuma, falou em seu discurso, representando os demais, sobre as potências econômicas da África e sobre o objetivos dos embaixadores africanos em estreitar as relações comerciais com Goiás. E convidou o governador de Goiás para visitar os países representados pelos diplomatas presentes no almoço.

O embaixador nacional dos Comitês Olímpicos da África, João Gilberto Vaz, falou sobre o projeto da Casa da África que foi inaugurada na Casa Cor. Ressaltou também o interesse dos países em fazer parcerias no agronegócio com Goiás.

Participaram da reunião S.E. Isidore Monsi, Embaixador do Benin; Eustache Adedjoba Ibikounlé, Adido da Embaixada do Benin; S.E.Sylvesytre Aka, Embaixador da Costa do Marfim; Sra Adeline Aka, Embaixatriz da Costa do Marfim; Mohamed Elkhatib, Consul do Egito; S.E. Jacques Michel Moudoute-Bell, Embaixador do Gabão; Sra Julie-Pascal Moudoute-Bell, Embaixatriz do Gabão; Abou Sylla, Conselheiro da Embaixada de Guiné Conakri; Mamadou Bah, Adido da Embaixada de Guiné Conakri; Kaba Mohamed Alioua, Embaixador da Mauritania; Clemence Kapalamula, Vice-Chefe da Embaixada do Malawi; Isaac Chaona, Primeiro Secretario da Embaixada do Malawi; Cheikna Keita, Embaixador de Mali; Mohamed Boulmani, Ministro Conselheiro da Embaixada de Marrocos; S.E. Adamu Azimeyeh Emozozo, Embaixador da Nigéria; Abdullahi Tukur, Ministro da Embaixada da Nigéria; Dr Acha Francis Odey, Conselheiro da Embaixada da Nigéria; S.E. Habibou N´diaye, Embaixador do Senegal; Sylla Youssou, Conselheiro da Embaixada do Senegal; Nathaniel Daniel Kaaya, Encarregado Negocios da Embaixada da Tanzânia; S.E. Cynthia M. .Jangulo, Embaixador de Zâmbia; Febian Lukashi, Conselheiro da Embaixada de Zâmbia; e Patson Chilemba, Primeiro Secretario da Embaixada de Zâmbia.

Como representantes do Ministério de Relações Exteriores, estiveram na reunião o conselheiro Artur José Saraiva de Oliveira, Chefe da Divisão da África I do MRE, e Patricia Luiza Moutinho Zapponi, Diretora de projetos e financeira da Central Organizada de Matriz Africana. Após o almoço, Marconi conversou com os diplomatas, que em seguida foram visitar a Casa Cor Goiás. (Com Gabinete de Imprensa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.