Prêmio Saúde, promovido pela Editora Abril, reconhece práticas de quem luta por um Brasil mais saudável. Concurso nacional recebeu ao todo 427 trabalhos

HGG MARCONI
Governador durante visita à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral de Goiânia, já funcionando | Foto: Assessoria de Imprensa

Uma iniciativa de Goiás conquistou um dos mais importantes prêmios da área da saúde no País. Trata-se do Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface), desenvolvido no Hospital Alberto Rassi (HGG), que conquistou o primeiro lugar do Prêmio Saúde, promovido pela Editora Abril. A solenidade ocorre nesta quinta-feira (18/12) no auditório do HGG e o prêmio será entregue ao governador reeleito Marconi Perillo (PSDB).

O evento vai reunir pacientes e profissionais que integram o programa implantado em março do passado. O Proface aumentou as vagas para tratamento facial, como a correção de lábios leporinos e de deformidades nos maxilares. Com a iniciativa, a unidade hospitalar conseguiu zerar a fila de espera por cirurgias na face. No primeiro ano do programa, foram realizados 178 procedimentos cirúrgicos, o que significa um aumento de 394%.

Além do governador, a solenidade vai contar com a presença do secretário de Saúde, Halim Girade, e da diretora de redação da Revista Saúde é Vital, Lúcia Helena de Oliveira, que é a idealizadora do prêmio.

De acordo com o coordenador do Proface, Fernando Almas, o HGG está apto a tratar qualquer deformidade facial, tanto em nível ambulatorial, quanto hospitalar, de média e alta complexidade em pessoas com mais de 11 anos. Para ser atendido no Programa, o interessado deve procurar uma unidade básica de saúde, onde será avaliado e posteriormente encaminhado para o HGG.

O Proface é fruto de um termo de cooperação assinado por representantes do Ministério Público, Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), e Associação de Combate às Deformidades Faciais (Reface). As parcerias garantem atendimento integral, multiprofissional e totalmente gratuito a pacientes com deformidades faciais encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).