Marconi inaugura obra de transposição do Rio Capivari para Rio Piancó, em Anápolis

Por meio de adutora, água será levada de um rio para o outro e trará disponibilidade de vazão extra de 170 litros por segundo

Inauguração da obra de transposição em Anápolis | Foto: Divulgação

Governador Marconi Perillo inaugurou nesta segunda-feira (19/2) as obras de transposição do Córrego Capivari para o Ribeirão Piancó, em Anápolis. O projeto teve investimento de R$ 6,3 milhões, com recursos da Saneago, e vai garantir que os cidadãos da cidade não enfrentem problema de falta de água no período de estiagem deste ano.

“Este é o início de um ciclo virtuoso no município com a entrega de inúmeros empreendimentos”. afirmou vice-governador, Zé Eliton.

Zé Eliton lembra as obras do Centro de Convenções e do aeroporto de carga, que estão em andamento. Citou, ainda, a inauguração do novo presídio, realizada na última semana. “Iremos, por meio do Goiás na Frente, entregar um volume significativo de obras”.

Por meio de uma adutora de quatro quilômetros, a água será levada do Córrego Capivari para a área de captação do Ribeirão Piancó. O resultado será a disponibilidade de uma vazão extra de 170 litros por segundo.

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que também participou da inauguração, exaltou a alegria em estar em Anápolis e citou as “diretrizes competentes por parte de Zé Eliton e Marconi Perillo à frente do Governo”. Também lembrou os “volumosos recursos da União” para obras em Goiás ligados à captação de água e saneamento básico.

Já o prefeito da cidade, Roberto Naves, destacou “o dinamismo e a vontade de trabalhar em prol de Anápolis”. Também ressaltou a “a capacidade em dar prosseguimento às obras realizadas pelo governador”. Por fim, disse que “tem certeza que Anápolis terá cuidado especial durante o governo de Zé Eliton”.

Captação Definitiva

A nova estrutura vai entrar em funcionamento caso as atuais captações, Piancó I e II, tenham baixa vazão e necessitem de complementação.

A próxima etapa para assegurar o abastecimento de água em Anápolis será a construção de uma captação definitiva no Córrego Capivari. Ela será a cerca de 15 quilômetros da captação do Ribeirão Piancó, proporcionando uma vazão de 600 litros de água por segundo.

De maior porte, essa obra está incluída no projeto de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Anápolis e demandará investimentos da ordem de R$ 114 milhões, oriundos de recursos próprios, do Governo Estadual e do Governo Federal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.