Marconi e Alckmin são os governadores mais influentes nas redes sociais, diz pesquisa

Levantamento leva em consideração nível de interação, alcance e engajamento nos perfis oficiais no Twitter e Facebook

Alckmin e Marconi Perillo | Foto: Eduardo Ferreira

Alckmin e Marconi Perillo são os governadores mais influentes no Facebook e Twitter| Foto: Eduardo Ferreira

Os governadores tucanos Geraldo Alckmin (São Paulo) e Marconi Perillo (Goiás) foram considerados os mais influentes nas redes sociais, de acordo com pesquisa realizada por empresa especialista em comunicação digital Eureka Comunicação, e publicada pelo portal Brasil 247.

O primeiro do ranking é o governador de São Paulo, que obteve 25 pontos, com um total de 850 mil seguidores no Facebook. Desde o começo deste ano, Alckmin passou a ter atuação mais frequente interativa nos perfis.

Na vice-liderança, com 23 pontos, o governador Marconi Perillo e na terceira colocação ficou com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), com 21 pontos.

Durante o Expo Fórum de Marketing Digital 2016, realizado este ano em São Paulo, o diretor-executivo da Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi), Alexandre Gibotti, disse que Marconi soube aproveitar bem sua exposição no meio digital, principalmente com a divulgação de momentos de sua vida pessoal. O governador também usa as redes sociais para opinar sobre temas nacionais e internacionais.

A comunicação digital do governador Marconi é coordenada pelo jornalista e assessor pessoal João Bosco Bittencourt. O profissional afirma que “Marconi modernizou sua linguagem nas redes sociais ao longo tempo e usa internet como um instrumento de diálogo com a população goiana. A interatividade do governador também acontece ao vivo, “em bate-papos mensais com seguidores do Facebook, no qual responde na hora perguntas enviadas pela rede social”, completa o jornalista José Barbacena, que integra a equipe de digital de Marconi Perillo.

A aferição, segundo o portal, foi feita em perfis oficiais de governadores de todos os Estados brasileiros nas plataformas Twitter e Facebook, durante um período 90 dias, entre 20 agosto e 18 de novembro de 2018.

A avaliação levou em conta três fatores: Interações, ou seja, curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets; o alcance das postagens, medido pelo número de seguidores e fãs, dividido pelo número de interações e engajamento durante o período analisado; e, por último o nível de engajamento, obtido pela análise de regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado.

Nos casos de governadores que não possuem perfis oficiais no Twitter ou cujos perfis não tiveram atividades mensais nos últimos três meses, foi considerada apenas o ranqueamento do Facebook. Nos casos de notas iguais no item Influência, os critérios de desempate foram: maior nota no item Alcance, maior nota no item Interações, maior nota no item Engajamento.

Veja abaixo o ranking dos governadores:

Geraldo Alckmin (São Paulo, PSDB)
Interações = 7
Alcance = 9
Engajamento = 9
Influência = 25

Marconi Perillo (Goiás, PSDB)
Interações = 7
Alcance = 8
Engajamento = 8
Influência = 23

Paulo Câmara (Pernambuco, PSB)
Interações = 7
Alcance = 7
Engajamento = 7
Influência = 21

Camilo Santana (Ceará, PT)
Interações = 7
Alcance = 6
Engajamento = 8
Influência 21

Renan Filho (Alagoas, PMDB)
Interações = 7
Alcance = 7
Engajamento = 6
Influência = 20

Raimundo Colombo (Santa Catarina, PSD)
Interações = 7
Alcance = 6
Engajamento = 7
Influência = 20

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Welbi Maia

A cada dia Geraldo Alckmin se consolida como candidato do PSDB a Presidente da República em 2018. É, com certeza, o mais preparado e competitivo. Enquanto isso, adversários patinam em denúncias e impopularidade.