Marconi apresenta metas de gestão ao secretariado para 2016

Combater a evasão escolar, melhorar a qualidade da infraestrutura do transporte rodoviário e aumentar a transparência foram alguns dos objetivos firmados

Governador tucano recebeu auxiliares na manhã desta segunda-feira (21/12) | Foto: Rodrigo Cabral

Governador tucano recebeu auxiliares na manhã desta segunda-feira (21/12) | Foto: Rodrigo Cabral

Em reunião realizada no fim da manhã desta segunda-feira (21/12), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador Marconi Perillo (PSDB) repassou ao secretariado da gestão estadual os principais desafios para Goiás em 2016. A principal meta, de acordo com ele, é gerar um salto de competitividade no Estado para os nos próximos três anos.

Para alcançar o objetivo, Marconi apontou como fundamental que os secretários unam esforços e cumpram metas em áreas fins da gestão estadual. Com base em estudos realizados ao longo de 2015 pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), foram apresentados programas que deverão ser viabilizados a partir de janeiro do próximo ano.

As áreas fins apontadas como essenciais para execução dos programas e alcance das metas englobam as secretarias de Segurança Pública, Educação, Saúde, Secima, Juceg, Controladoria Geral do Estado, Agehab, Detran, Saneago e Agetop.

“Se quisermos avançar em competitividade no Estado, temos que avançar em todas essas medidas e metas”, afirmou o governador, emendando que os programas apresentados vão beneficiar diretamente a população goiana. “O essencial para a sociedade está posto aí. Se avançarmos em todos esses indicadores, vamos deixar para a sociedade um governo incrível”, disse. Marconi ressaltou que o governo do Estado continuará pautado na gestão pública eficiente, mas cobrou do secretariado ações precisas e estruturadas.

Na reunião, ficou acertado que os principais desafios do governo de Goiás para o próximo ano serão: diminuir a incidência dos crimes contra a vida; reduzir as mortes por acidentes no trânsito; reduzir a mortalidade infantil; ampliar o acesso à atenção básica de Saúde, com qualidade; promover a conectividade do cidadão goiano; reduzir o déficit habitacional; ampliar o acesso ao saneamento adequado; promover o acesso à educação infantil de qualidade; elevar a proficiência dos alunos da rede pública de ensino; promover a expansão e a qualificação da oferta da educação profissional; ampliar e qualificar o investimento em ciência, tecnologia e inovação; promover a qualidade dos negócios; melhorar a qualidade da infraestrutura de transporte rodoviário; aumentar a transparência; aprimorar a prestação de contas à sociedade; além de intensificar a oferta de serviços digitais para o cidadão.

Outro ponto destacado na reunião foi a necessidade de se intensificar o combate à evasão escolar. De acordo com dados apresentados, os índices de evasão escolar estão diretamente relacionados ao aumento da criminalidade no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.