Marconi amplia interação com população pelas redes sociais

Há quase dois anos, governador mantém bate-papo com internautas e diz que quer se consolidar como gestor atento ao diálogo com a população

“Em atenção ao compromisso assumido durante a campanha eleitoral de 2014, de manter contato direto com a população por meio das redes sociais”, o governador Marconi Perillo realiza periodicamente, desde o início do ano passado, bate-papos com internautas.

Os chamados hangouts passaram a ocupar espaço na agenda do tucano, e se desdobraram em dois programas: O Papo Com Governador (perguntas e respostas em tempo real pelo Facebook); e o Governador Responde, em que os internautas enviam perguntas pelas redes sociais para serem respondidas por Marconi em uma espécie de entrevista, mediada por uma repórter.

Os temas são variados: execução de obras e serviços, realização de concursos pelo Estado, momento econômico e político por que passa o país, e os setores que envolvem a administração pública.

Os canais de diálogos utilizados pelo governador são as redes sociais e também o contato direto com veículos de comunicação de abrangência regional ou local. “O objetivo é firmar a transparência como princípio administrativo e base de um mandato republicano”, informa o governo de Goiás.

“A sociedade precisa ter informações atualizadas, em tempo real. E esta interação é muito importante. O governante pode transmitir ideias, projetos, desempenhos e ouvir sugestões. A população tem de se interar e fazer-se presente na condução do governo. A transparência é base de qualquer governo democrático e republicano”, avalia o governador.

Marconi é também o único governador do País a realizar bate-papos ao vivo regularmente, respondendo perguntas e atendendo a demandas. Nas redes sociais, interage por meio de seus perfis pessoais e também dos perfis do governo estadual, em contas atualizadas no Facebook, Instagram e Twitter.

“As redes sociais ajudam a governar. Podemos falar que internet é um braço do governo e que todos os governos devem se fazer presente”, afirma. Marconi está entre os políticos goianos pioneiros nas redes sociais, com atuação permanente na internet desde 2009, quando já interagia com os goianos por meio do Twitter. Em 2010, ele anunciou candidatura ao governo estadual por meio de seu perfil naquela rede social.

Nos últimos anos, o governador e sua equipe de comunicação digital, coordenada pelo jornalista e assessor pessoal João Bosco Bittencourt, têm acompanhado as mudanças nas redes sociais e passaram a modernizar a linguagem do governador. Marconi sempre apareceu na lista dos políticos mais influentes na internet.

Com as rádios, Marconi mantém uma agenda de encontros quinzenais com veículos de comunicação do interior, onde são tratados temas quase que exclusivamente locais ou regionais. “Muitas das vezes estas informações de utilidade pública não têm como ser passada para cidades menores. As rádios são um poderoso veículo, que cumpre esta tarefa e permite a interação”, afirma. Já foram atendidos neste ano 79 veículos do interior.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.