Maratona hacker reúne estudantes goianos na capital
12 dezembro 2015 às 16h35

COMPARTILHAR
Mais de 80 alunos de diversas universidades buscam soluções inovadoras para dados do governo estadual

Aproximadamente 80 estudantes de diversas faculdades goianas dos cursos de Tecnologia e Informática, Engenharia, Administração e outros estão, desde a última sexta-feira (11/12), imersos numa maratona inédita programada pelo Governo do Estado: a Hackatona Let’s GO.
O evento que ocorre até a noite deste domingo (13) na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, desafia os estudantes a encontrar soluções para dados do orçamento do governo estadual em três eixos: contratação de produtos e serviços de forma mais intuitiva, mecanismos para acesso facilitado às despesas do Estado e, fornecimento de inteligência sobre dados de arrecadação e despesas por setor e atividade econômica.
Organizada pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), com apoio da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), por meio do Inova Goiás, a hackatona, que é a primeira parte do Let’s GO, dividiu os estudantes em oito equipes, sempre.
Ao todo, eles vão trabalhar 54 horas seguidas construindo soluções para tornar mais facilitado o acesso aos dados públicos do Estado, com o auxílio de profissionais.
A estudante de pós-graduação em Gestão e Negócios Renata de Fátima Alves, formada em administração de empresas, é uma das participantes da Hackatona e pretende trabalhar no evento as 54 horas de duração e ainda participar das palestras que virão em seguida.
“Deixei o meu fim de semana de balada para me juntar a outros colegas com o propósito de buscar mecanismos facilitadores de acesso às informações do Governo estadual. Percebo que as informações estão disponíveis, porém, de difícil acesso aos leigos. Precisamos melhorar isso”, reconhece Renata.
Essa é também a percepção do secretário Thiago Peixoto (PSD), de Gestão e Planejamento: “O governo estadual disponibiliza todas as informações através da internet, de forma transparente, mas reconheço que o acesso nem sempre é fácil.
“Assim, por meio da Hackatona, com a participação da academia, queremos buscar a melhor solução de acesso ao banco de dados do Estado e criar uma rede de inovação e empreendedorismo em Goiás”, completa o também deputado federal licenciado.
O estudante do 4º período de Engenharia de Produção, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Leonardo Souza Costa participante da Hackatona Let’s GO e espera adquirir conhecimentos na área do empreendedorismo com os tutores que estão no evento para criar uma proposta mais efetiva para resolver a questão do acesso às informações do Governo.
“A iniciativa da Segplan é louvável, criando incentivo de inovação. Tem uma galera aqui em Goiânia disposta a contribuir com o governo”, assegura.
Programação
No domingo, às 16 horas, as equipes apresentarão suas startups a uma comissão avaliadora que vai escolher os melhores.
O primeiro lugar da maratona hacker ganhará 40 dias de incubação para a startup criada durante a Hackatona, além de bolsas de estudo no curso Empretec, promovido pelo Sebrae. O segundo lugar será premiado com 30 dias de incubação e o terceiro, 20.
Em seguida, começará o ciclo de palestra e paineis da agenda Let’s GO, tendo como primeiro palestrante o apresentador do canal fechado de televisão GNT, da Rede Globo, Marcelo Tas, que vai falar sobre criatividade na era digital.
Na segunda-feira, às 10 horas, haverá a abertura oficial do Let’s GO, Líderes, Empreendedores e Talentos a serviço de Goiás, com as presenças do governador Marconi Perillo (PSDB) e do secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto. Logo após, começará o ciclo de palestras que vai até na terça-feira ao meio dia.