Manoel Xavier e João Furtado assumem pastas no governo
29 dezembro 2015 às 21h14

COMPARTILHAR
Experientes, auxiliares reafirmam comprometimento com administração e boa prestação dos serviços públicos

Ao assumirem novas funções no Governo de Goiás, o secretário-chefe da Casa Civil, João Furtado, e o presidente do Detran-Goiás, Manoel Xavier, reafirmaram ao governador Marconi Perillo (PSDB) o compromisso com a eficiência da gestão, o rigor na aplicação dos recursos públicos e a permanente interlocução com a população.
João Furtado é procurador do Estado e já ocupou os cargos de secretário de Estado de Segurança Pública e chefe de Gabinete do Governador. Estava no Detran desde janeiro de 2015.
Em seu discurso de posse, João Furtado agradeceu ao governador o apoio, orientação e até mesmo “cobrança por algo que não estava no rumo certo”. Comparou o novo desafio ao da Procuradoria-Geral do Estado, devido sua importância, e destacou que tentará manter na nova pasta o mesmo “brilho, credibilidade e resultados” de José Carlos Siqueira.
Manoel Xavier era superintende executivo de Gestão da Segplan desde janeiro de 2015. Entrou no governo em 1999, tendo passando pelas Secretarias de Saúde e Educação. Presidiu a Agência Goiânia de Administração e Negócios Públicos (antiga Aganp, hoje parte da Segplan). Foi também superintendente do Sebrae. Para sua vaga na Segplan, assumiu a ex-superintendente executiva da Casa Civil, Paula Amorim.
Três pilares
O novo diretor do Detran também agradeceu o apoio e a confiança do governador Marconi Perillo, e adiantou que atuará com três pilares: melhoria da prestação de serviços, não aceitação da malversação de recursos públicos e a participação do Detran no desenvolvimento do Estado, no financiamento dos programas prioritários do Governo de Goiás.
Pedidos
O governador Marconi Perillo recomendou, durante a posse, que os novos auxiliares resistam ao “comodismo” de reações corporativistas e continuem inovando em suas pastas para que as experiências bem-sucedidas da administração se repliquem todas as áreas.
“Vamos levar às outras áreas as experiências bem-sucedidas que conquistamos na Saúde”, afirmou em solenidade no Salão Oval do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Nas boas-vindas aos auxiliares, Marconi reafirmou que vai continuar lutando em busca de conquistas em todas as áreas. “Não vamos nos acomodar, mesmo com essas pessoas que não querem nem conhecer o novo, não querem experimentar”, continuou.
O governador ressaltou a importância de contar sempre com os melhores auxiliares. “O principal segredo de uma boa gestão, seja no setor público, seja no setor privado, é a competência para formar uma boa equipe”, aconselhou, em alusão aos dois novos empossados, bem como ao histórico de serviço prestado por José Carlos Siqueira. “São pessoas comprometidas com a sociedade, com quem temos nosso compromisso”, destacou.
Foi com esse princípio, segundo o governador, que seus quatro governos vêm sendo testados, criticados, aplaudidos e, por fim, aprovado pela grande maioria. “Sempre vencemos, pois mantivemos como base os mesmos princípios de seriedade, dedicação e profissionalismo. E não será diferente agora”, garantiu, ressaltando ainda que esse mandato será concluído, em 2018, “da melhor forma possível, com excelentes resultados à sociedade goiana e brasileira”.